Pesquisas2

MasterCard lista economias emergentes

ImageBrasil é o país da América Latina com maior número de cidades presentes no estudo realizado pela operadora de cartões de crédito.

 

Dentre as cidades localizadas em economias emergentes, Xangai, na China, é a que possui maior influência no mercado global, de acordo com o Índice MasterCard de Mercados Emergentes 2008, que busca avaliar e comparar o desempenho destas localidades nas funções mais importantes que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro.

A China, com 15 cidades presentes no estudo, demonstra a crescente importância asiática em uma economia global cada vez mais urbanizada. Porém, o Brasil, rico em recursos naturais e o maior país da América Latina em dimensão, população e economia, é quem possui mais cidades listadas no ranking nesta região, cinco no total: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Curitiba. Ainda sobre a região latino-americana, ela é a segunda mais bem posicionada no ranking, com 16 cidades, ficando atrás apenas da Ásia, Oriente Médio e África, que possuem 38 cidades listadas, e à frente da Europa, com 11.

Dentre as cidades brasileiras, São Paulo é a mais bem posicionada, em 12° lugar no ranking geral, o que coloca a cidade como a mais desenvolvida do País em diversos aspectos, como financeiro, econômico e comercial. As outras cidades brasileiras listadas no ranking têm as seguintes posições: Rio de Janeiro (36°), Brasília (42°), Recife (47°), Curitiba (49°). Outras cidades da América Latina também aparecem bem posicionadas como Santiago, no Chile, em 5° lugar, Cidade do México, no México, em 7°, e Buenos Aires, na Argentina, em 13°.

O ranking é construído por meio da análise de oito dimensões, que contém mais de 100 indicadores. As dimensões são: Ambiente Econômico e Comercial; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Ambiente de Negócios; Rede de Serviços Financeiros; Conectividade Comercial; Educação e TI; Qualidade de Vida Urbana; e Risco e Segurança.

Nestes itens, as cidades brasileiras tiveram destaque: São Paulo obteve a 4ª posição no item “Rede de Serviços Financeiros”, categoria que avalia a presença de instituições financeiras internacionais na cidade, os serviços financeiros por ela oferecidos e a quantidade e valores comerciais transacionados; e 5ª lugar no item “Conectividade Comercial”, que avalia infra-estrutura de aeroportos, centros de convenções, bem como presença de embaixadas internacionais e volume anual de passageiros recebidos pela cidade.

Segundo o estudo, Curitiba é a cidade brasileira que mais oferece segurança para seus cidadãos, uma vez que está em 4° lugar na dimensão “Risco e Segurança”, que considera indicadores como liberdade de expressão, risco de acidentes naturais e segurança pessoal, na qual Brasília e Recife, empatadas em 6° lugar, também foram destaques.A Capital Federal, por sua vez, oferece a melhor qualidade de vida dentre as cidades brasileiras pesquisadas, tendo ficado em 6° lugar na dimensão “Qualidade de Vida Urbana”. Já o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com a melhor colocação no item “Educação & TI”, que mede as atividades educacionais na cidade, bem como a conectividade via internet e telecomunicações, ocupando o 25° lugar, à frente de São Paulo (27°).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *