Com receita superior a R$ 1,2 bilhão, grupo anuncia novo brand e investimentos de mais de R$ 120 milhões nos próximos dois anos.
Aos 86 anos, o Grupo MCassab, empresa familiar de capital nacional, anuncia a reformulação da sua logomarca. Os três anéis interligados da nova marca visam reafirmar o DNA e a atitude da organização, comunicando visualmente a diversidade que está em sua origem e fortalecendo as suas três grandes áreas: distribuição de produtos químicos, consumo e incorporações e participações, que englobam 14 unidades de negócio.
O novo posicionamento de brand também reflete o compromisso da companhia com os colaboradores, clientes e fornecedores. Desta forma, procura mostrar a missão de construir negócios com pessoas felizes e profissionais competentes, a visão de chegar aos 100 anos com excelência e solidez e os valores de empreendedorismo, credibilidade e competência. Para a família Cutait, que controla o Grupo, o momento para a mudança ocorre em uma excelente fase de crescimento e de investimentos em profissionalização e governança.
Nos últimos cinco anos, por exemplo, a MCassab dobrou de tamanho. Em 2013, a alta foi de 25%, com faturamento bruto superior a R$ 1,2 bilhão. Para este ano, a projeção é ainda mais otimista, pois a organização planeja avançar mais 30% e alcançar receita de R$ 1,56 bilhão. “Esta é uma perspectiva muito positiva e faz parte do projeto ‘MCassab 100 Anos’”, conta Victor Cutait, diretor acionista da área de distribuição e que administra o grupo criado pelo seu avô (em 1928) ao lado dos irmãos Mário Sérgio, André e Angela; o pai, Fábio Cutait, faz parte do conselho.
Os três grandes pilares da MCassab tiveram altas expressivas. A área de distribuição de produtos químicos, que representou 71% do faturamento ano passado, cresceu 22%; a de consumo representou 27% e aumentou 32%; a de incorporações e participações, com 2% de representatividade, cresceu 16%.
Investimento alto para manter o ritmo acelerado
Para manter o ritmo acelerado de crescimento e crescer 30% este ano, a MCassab investe fem várias frentes. Em 2014, a construção do Centro de Distribuição em Cajamar (SP), por exemplo, consumirá um investimento inicial de R$ 50 milhões, de um total de R$ 120 milhões em 24 meses de projeto. Na Spicy, cadeia de lojas no setor de consumo, que atualmente tem 37 lojas de utensílios domésticos no Brasil, o plano inclui a abertura de mais três estabelecimentos.
Nos últimos dois anos, os investimentos já haviam sido altos. Em 2013, a unidade de negócios M.Foods recebeu aporte de R$ 15 milhões nos tanques de criação de tilápia e para a construção de um frigorífico em Rifaina (SP). Em 2012, chamou a atenção o aporte de R$ 15 milhões na construção de uma fábrica de produtos para nutrição animal em Campo Grande (MS).
Três grandes pilares interligados
A MCassab, atualmente, conta com 1,2 mil colaboradores diretos na matriz, em São Paulo (SP), e em filiais nas principais captais e no interior do País. A empresa possui escritórios também nos Estados Unidos, Emirados Árabes, China, Argentina e Uruguai.
A área de distribuição de produtos químicos fornece matérias-primas, produtos intermediários e formulações para a indústria química (tintas, vernizes, poliuretano, borracha, plásticos, household etc.), para o setor de lifescience (cosméticos, farmacêutico e nutrição humana) e para o setor de tecnologia animal (rações, premixes e saúde animal).
No setor de consumo, o grupo atua com a cadeia de lojas Spicy, com a produção e exportação de cosméticos pela Nunaat, com o comércio exclusivo de brinquedos LEGO no Brasil, com o fornecimento de utensílios profissionais para o ramo de hotelaria e restaurantes, pela distribuição de utilidades domésticas e eletro, e a produção e comercialização de pescados com a M.Foods.
No pilar de incorporações e participações, o Grupo MCassab investe em edifícios de escritórios e armazéns para locação, além de atuar em importação e comercialização de equipamentos hospitalares em parceria com a Cromolife.