Melhores Práticas

McDonald's reestrutura outsourcing de aplicações

Primeiro contrato fechado com a Ci&T visa a evolução e suporte do Sistema Controláveis de Alimentos, que identifica o desperdício de matéria-prima e insumos em restaurantes.

A Ci&T, empresa focada em outsourcing de TI, assume a reestruturação da área de aplicações do McDonald’s. O primeiro contrato fechado é a evolução e suporte do Sistema Controláveis de Alimentos, que identifica o desperdício de matéria-prima e insumos em restaurantes e cuja operação gerou uma economia da ordem de 1% da venda no último ano. A partir de toda a documentação dos ativos do sistema, o McDonald’s passou a seguir as boas práticas da metodologia Agile e ITIL, o que possibilitou à rede controlar a  matéria-prima de 568 restaurantes espalhados pelo país.

“Precisávamos da recuperação de nossos ativos, por isso, adotamos como estratégia documentá-los, provermos manutenção adequada e seguir processos de maneira mais consistente para poder replicá-los”, diz Fábio Pessoa, gerente de Sistemas Distribuídos da Arcos Dourados, responsável pela marca McDonald’s no Brasil. Segundo Daniel Jerozolimski, diretor de AMS (Application Management Services) da Ci&T, o grande desafio era absorver o conhecimento de negócio relacionado ao sistema  para assumir sua gestão em seguida, sempre com foco na melhoria contínua.

“O sistema mostra quais são os tipos de chamados feitos nos restaurantes e como evitá-los. O sistema anterior não trabalhava com indicadores e não era possível controlar problemas”, ressalta Jerozolimski. De acordo com Pessoa, é exatamente essa a estratégia esperada, diminuir o investimento em manutenção, para atender novos projetos. Além disso, “o McDonald´s conseguiu otimizar o processo de controle e identificação das perdas de alimentos nos restaurantes”, completa Jerozolimski.

A Ci&T também é responsável pela transição de mais três novos sistemas na área de Sistemas Distribuídos do McDonald’s, denominados de Labor (Gerencial e Horista), responsável pela gestão da alocação adequada de recursos dos restaurante; Maverick, que calcula quantidade de refeições que devem ser produzidos por hora; e McAcesso, que é um portal de acesso dos restaurantes. “Características como bom preço, competência técnica, qualidade da metodologia e processos definidos, levaram a escolha da Ci&T como fornecedora”, destaca Pessoa.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *