Novo chipset da família Helio P conta com desempenho 70% superior à geração anterior, com mais eficiência energética.
A MediaTek revelou seus novos microprocessadores para dispositivos móveis no Mobile World Congress (MWC) 2018, realizado semana passada em Barcelona (Espanha). Trata-se da nova geração da família Helio P, o Helio P60, que traz tecnologias de processamento para aplicações de inteligência artificial (AI), que utilizam múltiplos núcleos AI e o sistema NeuroPilot AI da empresa, além de uma combinação de processadores Arm Cortex A73 e A53, sendo quatro de cada com 2 GHz.
MediaTek assume a liderança do mercado de chips para smartphones no Brasil
Com isso, o Helio P60 consegue um aumento de até 70% no desempenho de CPU acima das gerações anteriores (Helio P23 e P30), além de um aumento de 70% no GPU. Há melhora também da bateria do dispositivo, que chega a ser 12% mais eficiente no uso geral e 25% quando em uso por jogos que exigem mais performance.
Gerenciado pela tecnologia CorePilot 4.0 da MediaTek, com gerenciamento térmico, monitoramento de experiência do usuário e EAS (Energy Aware Scheduling), o chipset otimiza o desempenho do processador e a conservação de energia para uma experiência de usuário sustentável mesmo ao longo das tarefas de computação mais intensivas.
Tecnologia NeuroPilot
O Helio P60 traz a tecnologia IA NeuroPilot da MediaTek para o centro dos smartphones, descreve a empresa. Sua arquitetura de computação AI funciona perfeitamente e em toda a CPU, GPU e APU móvel dentro do próprio chip, para maximizar o desempenho e a eficiência no uso de energia. Com o dobro da eficiência energética de uma solução GPU, segundo a MediaTek, o multi-núcleo fornece eficiência de gerenciamento de energia em um nível mais alto, bem como um desempenho de primeiro nível de 280 GMAC/s.