Baixa confirma a preferência dos consumidores por tablets e smartphones, diz IDC.
O mercado de PCs no Brasil terminou 2013 com um total de 13,9 milhões de computadores comercializados, uma baixa de 10% comparada com 2012, confirmando a preferência dos consumidores por tablets e smartphones, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria IDC.
De acordo com o estudo, o último trimestre do ano, que normalmente movimenta um grande volume de vendas, ficou abaixo das expectativas e mesmo com as ofertas de Natal apresentou um volume 6% menor em relação ao ano anterior. Nos três últimos meses de 2013, foram comercializados cerca de 3,5 milhões de unidades.
Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, esclareceu em comunicado que nos últimos oito anos houve uma popularização e estabilização dos PCs no mercado. “Agora, o que era uma tendência – a queda nas vendas de PCs acabou se tornando realidade e o setor começa a viver um momento de maturidade, com oscilações mais conservadoras”, diz.
Ainda para Hagge, o elevado número de vendas de fim de ano de outros dispositivos como tablets e smartphones trouxe um impacto negativo na comercialização de PCs.
“Os consumidores estão buscando opções mais econômicas e que, em muitos casos, figuram ao usuário uma alternativa para consumo e interação. Porém, apesar dos movimentos de queda nas vendas, o PC continua sendo a plataforma mais indicada para o desenvolvimento de conteúdos”, ratifica o analista.