Ano passado o aumento foi de 14,4%.
A IDC América Latina analisa o mercado de dispositivos de consumo no Peru, que envolve computadores pessoais, impressoras e câmeras digitais e constata que os PCs (de escritório, notebooks e netbook), aumentaram 14.4% nas unidades de 2010, ante 2009 e este ano deve crescer 12%.
O crescimento do mercado local de dispositivos de consumo, segundo Diego Valer, analista de consumo e equipamentos comerciais do IDC Peru, se deve principalmente ao aumento das cadeias de varejo no país, que oferecem ao usuário mais oportunidades de crédito e mais oferta de produtos.
Os notebooks cresceram (15.8%) em 2010, ante 2009, enquanto o mercado os netbooks desaceleraram, devido aos baixos preços que os notebooks vêm mantendo e o surgimento de novas tecnologias no mercado, como os tablets e smartphones.
O aumento se deve, principalmente, à maior oferta de produtos no varejo, ao crescimento de vendas nos mercados das províncias e aos projetos do Governo, que se realizaram durante o ano passado. Por fim, os PCs de escritório apresentaram aumento de 12.8% (2010 versus 2009), graças aos diferentes projetos que o governo apresentou durante o último ano.
Com respeito ao mercado de impressoras, até o fim de 2010 o aumento foi de 3.1% nas unidades, em comparação a 2009. Vale destacar que a laser foi a que teve um crescimento maior dentro do total de impressoras, acelerado principalmente pela venda de alguns equipamentos em pouco tempo pelas cadeias de varejo, com preços baixos e promoções de destaque, como foi o caso dos toners.
A expectativa é a de que o mercado total de impressoras tenha um crescimento de 6.6% em unidades em 2011, ante 2010. O analista explica: “a tecnologia que mais vêm crescendo nos últimos tempos é a de multifuncionais, que têm cada vez mais participação de mercado com relação ao de função única, graças à maior oferta a preços acessíveis e novos vendedores no mercado, que começam tendo maior portfólio de multifuncionais”.
Com relação às câmeras digitais, ele afirma que ampliaram em 2010 cerca de 39% em unidades, em comparação com o ano anterior e se estima que no fim de 2011, não passarão de 19%. Isto devido ao crescimento do varejo e dos supermercados, principalmente canais de venda de câmeras e à maior oferta de produtos que existe atualmente com o varejo oferecendo suas próprias marcas.