Segundo a Infonetics, funções de rede virtualizadas (NFVs), roteadores, switches e equipamentos ópticos irão ocupar a maior fatia do mercado, com 68% em 2018.
A empresa de pesquisa Infonetics Research divulgou nesta terça-feira, 04, trechos de um novo estudo sobre o mercado de software e hardware para virtualização de funções de rede (NFV) e redes definidas por software hardware (SDN). O levantamento inclui o consumo do mercado corporativo e de data centers.
Data centers definidos por software devem crescer 65% este ano
“Durante três anos, o setor de telecomunicações tem sido alvoroçado sobre SDN e NFV. Nossa visão é que este mercado movimentará US$ 11 bilhões em 2018”, afirma Michael Howard, co-fundador da Infonetics Research e principal analista de redes de operadoras.
Para entender melhor os gastos neste mercado emergente, a consultoria classificou software e hardware SDN e NFV em três categorias: receita de software SDN e NFV, que deve representar 20% do total do mercado em 2018; produtos indiretos, incluindo a infraestrutura NFV (NFVI) e hardware (servidores, armazenamento, switches), cerca de 12% do mercado em 2018; e terceiro, a receita que vem de segmentos recém-identificadas dos mercados existentes, principalmente as funções de rede virtualizadas (NFVs), roteadores, switches e equipamentos ópticos, que compõem a maior fatia da torta de SDN e NFV, com 68% em 2018.
Na visão da Infonetcs, NFV vai representar, entre 2014 e 2018, a maior parte do mercado de SDN e NFV combinados, com mais de 90% do segmento de software NFV.