Um relatório recente do Dell’Oro Group declarou que o mercado global de RAN deve cair a uma taxa anual composta de 2% durante o período de 2024-2028, já que os investimentos contínuos em 5G serão compensados pelo rápido declínio das receitas de LTE.
CONTEÚDO RELACIONADO – TIM vai instalar 5G com tecnologia Nokia em mais 15 estados
O relatório destacou que esse declínio esperado segue o aumento de 40-50% no mercado de RAN entre 2017 e 2021. No entanto, a Dell’Oro observa que, apesar do cenário desafiador para o mercado de RAN, o ritmo do declínio deve moderar um pouco após 2024.
A região da Ásia-Pacífico deve liderar o declínio durante o período previsto, enquanto as receitas de RAN da América do Norte devem permanecer significativamente menores do que seu pico em 2022.
De acordo com a Dell’Oro, a tecnologia 5G-Advanced desempenhará um papel essencial na jornada mais ampla do 5G. No entanto, não se espera que o 5G-Advanced alimente outro grande ciclo de despesas de capital. Em vez disso, as operadoras farão a transição gradual de seus gastos de 5G para 5G-Advanced dentro de seus orçamentos de capex confinados, descobriu a empresa de pesquisa.
Além disso, o relatório observou que os segmentos de RAN que devem crescer nos próximos cinco anos incluem 5G New Radio, Fixed Wireless Access, millimter wave, Open RAN, vRAN, private wireless e small cells.
Uma previsão anterior do Dell’Oro Group relatou que o mercado global de rede móvel central (MCN) deve cair 10% durante o período de 2024-2028.
A redução na previsão é causada por fortes ventos contrários econômicos, principalmente as altas taxas de inflação e a lenta adoção de redes 5G Standalone (5G SA) por operadoras de rede móvel (MNOs), de acordo com a Dell’Oro.
A Dell’Oro também observou que, no final do segundo trimestre, os cinco principais fornecedores de RAN com base nas receitas mundiais foram Huawei, Ericsson, Nokia, ZTE e Samsung. O relatório acrescentou que os dois fornecedores chineses tinham quase metade do mercado global de RAN no final de junho.
Quando comparado a 2023, a participação da receita do primeiro semestre de 2024 da Huawei aumentou, a ZTE está estável, enquanto a Nokia e a Ericsson caíram de 3 a 4 pontos percentuais, de acordo com o relatório.
A empresa projeta que a RAN global deve cair de 8 a 12% fora da China.
Participe das comuni IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e X (Twitter).