Linhas de produção na Europa começam a testar plataforma de IA, enquanto sistema de entretenimento de veículos nos EUA utilizam o ChatGPT para interação
A Mercedes-Benz está testando o ChatGPT em suas linhas de produção, acelerando o uso de ferramentas inteligentes no ecossistema de produção digital MO360, que foi introduzido em 2020. Com o objetivo de otimizar a análise de dados de produção, por exemplo, a partir do gerenciamento de qualidade, o ChatGPT apoiará os colaboradores da produção como uma interface universal baseada em voz.
O uso de inteligência artificial (IA) irá acelerar a identificação e análise de pontos de melhorias, bem como a gestão da qualidade e a otimização de processos na Mercedes-Benz.
Uma ferramenta de análise automatizada permite a conexão inteligente de dados de qualidade do desenvolvimento, experiência do cliente e produção. Os potenciais pontos de melhorias podem ser identificados e analisados mais rapidamente. O ChatGPT também pode apoiar os engenheiros de qualidade da Mercedes-Benz a identifica-los por meio de agrupamentos de dados.
Com a ajuda do ChatGPT, avaliações complexas e apresentações de dados relevantes para a produção e o gerenciamento da qualidade serão significativamente simplificadas. Substituindo as funções de programação complexas, as consultas serão apresentadas em um diálogo, para que não apenas engenheiros, mas também colaboradores sem conhecimento prévio de programação possam ter os dados necessários à sua disposição.
Mais produtividade para o colaborador
Outra área de foco da integração do ChatGPT na produção é fornecer aos colaboradores em todo o mundo uma pessoa de contato digital baseada em IA. Os colaboradores das áreas de produção se comunicam através do MO360 por meio de um portal de autoatendimento que está disponível em qualquer dispositivo da empresa – incluindo tablets, smartphones e laptops. O MO360 Support Bot foi projetado para tirar dúvidas e esclarecê-las em diálogo com os colaboradores.
A base para a integração do ChatGPT é uma cooperação com a Microsoft. Por meio da IA do Azure, a Mercedes-Benz usa os modelos de IA generativa em grande escala em combinação com os recursos de segurança, privacidade e confiabilidade de nível empresarial do Azure.
A Mercedes-Benz garante que tem soberania sobre os processos de TI em segundo plano em todos os momentos. Os dados de comando de voz coletados junto aos clientes são armazenados no Mercedes-Benz Intelligent Cloud, onde são transformados em dados anônimos e analisados, enquanto as entradas de voz dos colaboradores são processadas anonimamente na nuvem do Azure e os dados de produção permanecem na plataforma de dados MO360.
ChatGPT nos carros
Os clientes da Mercedes-Benz nos Estados Unidos estão tendo uma nova experiência quando dizem “Hey, Mercedes”. O assistente virtual presente no sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) usa, desde junho deste ano, o ChatGPT para deixar os comandos por voz mais intuitivos.
Enquanto a maioria dos assistentes de voz são limitados a tarefas e respostas predefinidas, o ChatGPT aproveita a variedade de formas de comunicação para melhorar a compreensão da linguagem natural e expandir os tópicos aos quais ele pode responder. A Mercedes-Benz diz que os ocupantes de seus carros podem experimentar um assistente de voz que não só aceita comandos de voz naturais, mas também poderão conduzir conversas.
O programa beta, focado nos EUA, deve durar três meses. Em troca, os desenvolvedores da Mercedes-Benz obterão informações úteis sobre solicitações específicas, permitindo definir prioridades mais precisas no desenvolvimento do controle de voz. Os resultados serão usados para melhorar o assistente de voz intuitivo e definir a estratégia de implantação de modelos de linguagem natural em mais mercados e em outros idiomas.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.