Brasil ficou na 7ª posição na lista dos países com maior número de infecções, com 47,68% de PC’s infectados.
De acordo com os dados coletados pelo Panda ActiveScan, antivírus online gratuito da Panda Security –The Cloud Security Company–, 50% dos computadores analisados em todo o mundo durante o mês de Janeiro estavam infectados com algum tipo de malware. Os Trojans dominaram a maioria dos incidentes com 59% de todos os casos, seguindo dos vírus tradicionais, com 12%, e os worms com 9%.
Os Trojans genéricos dominaram a lista das ameaças mais presentes no mundo em janeiro, seguido por downloaders e adware. O destaque do mês é a presença do Lineage, um antigo Trojan que continua a se espalhar e a infectar sistemas.
As principais posições entre os países com o maior número de infecções, com mais de 50% dos computadores analisados infectados com malware, ficaram com Tailândia, China, Taiwan, Rússia e Turquia. Considerado paraíso típico de malware, o Brasil registrou um índice menor de PC’s infectados e ficou na 7ª posição, com 47,68%.
Segundo o diretor da Panda Security Brasil, Ricardo Bachert, não houve diferenças significativas no número de infecções. “Assim como em todos os países, a taxa de infecção do Brasil não teve uma variação exorbitante, mas não nos tira do estado de alerta. Por isso, alertamos sempre os usuários a se precaverem contra as ameaças, não só com uma solução antivírus com proteção em tempo real, mas também com as atitudes na Internet. A Panda está iniciando uma campanha educativa para pais, avós e educadores para conscientizar o mundo sobre a necessidade de um esforço coletivo em defesa da segurança e em combate aos conteúdos ilícitos ou ameaçadores contra as máquinas domésticas”, comenta o executivo.