Método promove a melhoria da comunicação, integração e colaboração entre as áreas de desenvolvimento e operações.
A automação e a integração de processos já fazem parte do dia a dia das empresas de diversos portes. A diminuição de erros, integração entre desenvolvimento e prática e a busca por mais agilidade são as principais preocupações das empresas. Na prática, ainda se vê a necessidade da realização de tarefas manuais, o que faz com que a operação fique mais suscetível a erros, além de uma separação de processo entre desenvolvimento e operações de TI. Uma nova metodologia de desenvolvimento de software tem apresentado resultados cada vez melhores por trazer mais agilidade e diminuir a possibilidade de falhas. É o chamado DevOps, uma metodologia baseada em processos simples e tradicionais que automatiza a maior quantidade possível de processos operacionais de desenvolvimento de software.
“O DevOps preconiza uma aproximação maior entre o trabalho dos desenvolvedores e da operação e consiste em realizar mudanças rápidas e pequenas para garantir o foco no trabalho de maior valor, minimizando o risco de defeitos associados às grandes mudanças”, explica o analista comercial da eWave do Brasil, Ednei Lopes Pinto. A eWave do Brasil já é referência no uso do DevOps e está na lista da IBM como um dos parceiros mais especialistas no assunto na América Latina.
A implantação do DevOps promove a melhoria da comunicação, integração e colaboração entre as áreas de desenvolvimento e operações, maximizando os resultados das equipes de TI. O especialista explica que essa é uma tendência global na área de Tecnologia da Informação. “O uso da metodologia DevOps permite desenvolver processos cada vez ágeis e, consequentemente, a entrega de resultados muito mais rápida. O mercado já não aceita mais a demora na entrega das solicitações dos usuários”, observa.
O uso da metodologia garante uma vantagem competitiva para as empresas, pois permite a entrega rápida de inovações de software, com menor tempo de recepção de feedback, melhor desempenho do sistema. Além disso, o DevOps fomenta uma cultura de aprendizagem colaborativa por sua característica de melhorar os resultados de todas as áreas.
Segundo Ednei Lopes Pinto, o DevOps auxilia empresas no gerenciamento de lançamento de novas versões de softwares, ao padronizar ambientes de desenvolvimento. Isso permite que os eventos, controle de processos e emissão de relatórios sejam acompanhados com maior facilidade.
“Empresas com problemas no processo de liberação/implementação de novas versões, normalmente possuem automação, mas querem maior flexibilidade para gerenciar e conduzir esse processo – sem precisar editar tudo na linha de comando. Idealmente, essa automação deve ser disparada por recursos não operacional, em ambientes específicos que não estejam ‘em produção’. O desenvolvedor ganha maior controle sobre o ambiente, e a infraestrutura maior entendimento sobre os aplicativos.”