Aquisição supera valor pago por Nokia e Skype juntos.
A Microsoft anunciou hoje (13/6) a compra da rede social para contatos profissionais, LinkedIn, que atualmente possui 433 milhões de usuários. O acordo, fechado em US$ 26,2 bilhões ou US$ 196 por ação, é o maior já pago pela empresa, superando as da Nokia e Skype juntas.
Os termos da aquisição garantem a independência do LinkedIn, que manterá a marca e a cultura. Jeff Weinder segue como presidente-executivo da rede social e se reportará diretamente a Satya Nadella, presidente da Microsoft.
A transação foi aprovada por ambos conselhos de administração e deverá ser autoriza pelos acionistas do LinkedIn e dos órgãos reguladores. A expectativa é que o negócio seja fechado até o final de 2016.
Em comunicado para a imprensa, Nadella diz que a fusão pode acelerar o crescimento do LinkedIn, junto com o do Microsoft Office 365 e do Dynamics, “à medida que procuramos emponderar cada pessoa e organização do planeta”.
Facebook e Microsoft firmam parceria para construir cabo submarino gigante
Já Weinder diz que a rede social se posicionou, ao longo dos últimos 13 anos, unicamente para conectar profissionais e fazê-los mais produtivos e bem sucedidos. “Esse relacionamento com a Microsoft e a combinação da nuvem dela e da rede do LinkedIn nos dá uma chance de mudar o jeito como o mundo funciona”, afirma.