Nacional

Microsoft cria área de Justiça e Segurança Pública no Brasil

Companhia também espera apoiar governo no controle de fronteiras.

A Microsoft anunciou durante a Laad, feira internacional de defesa e segurança que acontece essa semana no Rio de Janeiro, que terá uma divisão de Justiça e Segurança Pública no Brasil, com foco em defesa nacional e segurança cibernética.

Universidade inclui MS Office 365 na lista de ferramenta básica dos alunos

O departamento já existe nos Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia, e no Brasil, Alfredo Deak, coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, estará a frente da divisão. O objetivo da área também será buscar empresas parceiras, e no País, acordos já foram firmados com a Motorola Solutions, Telefônica, Genetec e Esri.

A Motorola Solutions oferecerá sistemas de radiocomunicação, a Telefônica Vivo será responsável por infraestrutura de telecom para centros de dados, gestão e suporte técnico de ambientes computacionais, a Genetec será a parceira na gestão de sistemas de vídeomonitoramento, e a Esri atuará com sistemas geográficos de informações.

Segundo a empresa de software, um dos objetivos da área também será apoiar o País no controle de fronteiras, e acredita que a TI pode ser um aliado importante para governos no combate ao tráfico de drogas, armas e evasão de riquezas naturais.

“Assim como já vemos acontecer no ambiente empresarial, as novas tendências do mercado de TI vão ampliar o horizonte de atuação de governos, contribuindo para a melhoria de serviços atrelados ao desenvolvimento econômico e social do país”, diz Mariano de Beer, presidente da Microsoft Brasil.

O lançamento da área de Justiça e Segurança Pública pela Microsoft Brasil é parte do programa de cidades sustentáveis da companhia, o City Next. A iniciativa prevê o uso de tecnologias como big data, computação em nuvem e mobilidade para aprimorar a qualidade de serviços públicos, inclusive o de segurança.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.