
A Microsoft e a Sony anunciaram ontem (16/5) que estudam parceria para desenvolver soluções em nuvem para seus serviços de streaming de games. Não houve menção as plataformas PlayStation da Sony ou Xbox da Microsoft, os dois videogames líderes de mercado. Por outro lado, parece que a parceria vai além de jogos eletrônicos e também aborda outros tipos de entretenimento.
Como parte do acordo, as empresas desenvolverão juntas soluções em nuvem no Microsoft Azure. A Sony também poderá usar o Microsoft Azure para seus serviços de jogos e streaming de conteúdo. Os esforços também incluirão a criação de ferramentas melhores para criadores de conteúdo. Além disso, as empresas explorarão trabalhando juntas nas áreas de semicondutores e inteligência artificial.
O streaming não é novidade na indústria de games. Enquanto a Sony conta com o serviço apenas nos Estados Unidos, a Microsoft anúncio o Project xCloud no ano passado, que teoricamente passa por testes para implementação. Por outro lado, o Google anunciou este ano o seu Google Stadia, serviço de streaming que promete ser possível jogar games até mesmo através do navegador Chrome.