SDN controllers e os Switches Etherent serão responsáveis por um crescimento de US$ 3 bi no mercado de SDN, até 2017.
“A nuvem híbrida é a próxima evolução de arquitetura de nuvem, e até 2015 é esperado que a adoção dobre no setor corporativo”, afirmou Cliff Grossner, Ph.D., analista e diretor de data center e nuvem da Infonetics, justificando que a nuvem representa oportunidades para os fabricantes de redes, principalmente os que têm focado seus esforços em SDN (rede definida por software).
Com SDN, as redes se tornam mais flexíveis e escaláveis, por isso, o investimento é considerado estratégico para data centers, que provêem serviços de nuvem, inclusive, para grandes empresas.
Segundo o estudo, o SDN tem passado por um ciclo de adoção rápida no mercado, o que tem atraído novos entrantes, enquanto as grandes empresas têm feito investimentos estratégicos, ao mesmo tempo, cautelosos. Em 2013, os principais vendedores (e exportadores) de SDN foram a Alcatel Lucent, Big Switch, Brocade, Cisco, Cumulus, Dell, Extreme, HP, Huawei, IBM, Juniper, Midokura, NEC, Pica8, Plugrid, VMware, disse a Infonetics.
“A transformação para nuvem é uma oportunidade para os vendedores de equipamentos de redes, que podem se sábios ao demonstrar como suas ofertas podem integrar um ambiente de nuvem híbrida e interoperar entre gerenciamento de rede, virtualização de servidores e plataformas de orquestração de data Center, fatores críticos de sucesso”.
Qual o mercado para SDN?
Segundo a companhia de pesquisa, os principais desenvolvimentos de SDN aconteceram no Google, NTT, AT&T, Verizon, DT, BT e China Mobile em grandes data centers de provedores de serviços em nuvem e grandes empresas.
A América do Norte começou com esses investimentos, e a região será responsável por 50% do market share até 2017, e a estimativa é que 10% dos switches de Ethernet sejam usados para SDN nos próximos três anos.
“A questão importante e que todos querem responder é: qual o real mercado para SDN?”, afirmou Cliff Grossner, Ph.D., directing analyst for data center and cloud at Infonetics Research. “Isso tudo ainda é novo, mas nossos estudos dos últimos dois anos confirmam que os SDN controllers e os Switches Etherent em uso para SDN, serão responsáveis por um crescimento de US$ 3 bilhões no mercado até 2017”, prediz, e acrescenta que o motivo desse movimento será a adoção da solução em redes de data centers e de grandes empresas. O gestor também cita o uso de SDN em LAN de empresas, que pode permitir BYOD, segurança e unificação de redes cabeadas e sem fio.
Data Center na nuvem
83% das empresas consideram o preço, suporte e serviços como um critério importante para escolha do provedor de nuvem, depois a experiência; e o que leva muitas delas a migrar para a nuvem são as promessas de melhorar a performance, agilidade, escalabilidade e, claro, de reduzir custos.
Segundo o estudo, muitas empresas têm focado em provedores que oferecem a plataforma como serviço, e a própria nuvem como serviço, e a estimativa é que essa tendência se mantenha até 2015.