Varejistas de diversos segmentos lidam diariamente com a preocupação na liberação de crédito e, por isso, buscam soluções eficazes para reduzir os riscos operacionais inerentes a essa modalidade. Esse foi o caso da Mobilar, uma das principais lojas de móveis e eletroeletrônicos de Goiás, que decidiu implementar em sua operação o Meu Crediário Corporate, plataforma especializada na concessão de crédito para o varejo tradicional. Com cerca de 30 anos de atuação no mercado e seis lojas físicas no estado, a marca conseguiu reduzir em 80% o índice de parcelas atrasadas de 90 dias no crediário. Em julho de 2020 – período em que iniciou a parceria – a inadimplência registrada pela rede varejista estava na casa de 20%, enquanto no último mês de abril o percentual caiu para apenas 4%.
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De acordo com Sandra Carvalho, proprietária e diretora comercial da Mobilar, os resultados conquistados foram possíveis graças à solução diferenciada que encontrou no Meu Crediário. “Estamos muito felizes e satisfeitos com essa redução tão expressiva na inadimplência, ainda mais neste momento de pandemia. O sistema de análise de crédito do Meu Crediário vai além de uma simples consulta do CPF do cliente. Ele considera o perfil do consumidor e todos os riscos envolvidos em poucos segundos, o que torna a liberação do crédito mais assertiva e nos deixa mais tranquilos e confiantes”, afirma.
A executiva explica ainda que, com o uso do sistema do Meu Crediário, a Mobilar conseguiu fazer um trabalho mais eficiente desde o início da operação do crediário próprio, há 27 anos. “Antes, por meio do crediarista, realizávamos pesquisas nos comércios locais e, com base nisso, tomávamos a decisão de liberar ou não o crédito para determinado cliente. Tínhamos poucas ferramentas para executar esse trabalho de forma acertada e com menos risco de prejuízo para o negócio. Para se ter uma ideia, o nosso índice de inadimplência já chegou a 30%, um número muito alto”, conta.
Para resolver o problema, Sandra começou a buscar informações e cursos sobre crediário, até conhecer as soluções do Meu Crediário. “O sistema contribuiu para tornar a nossa venda no carnê mais eficaz, uma vez que ele traça o perfil do cliente, e nos fornece um panorama real do seu poder de pagamento e grau de endividamento. Foi realmente um investimento extremamente assertivo”, comemora.
Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o sucesso da parceria com a Mobilar reforça a qualidade e eficácia das soluções da fintech oferecidas ao setor varejista em todo o País. “Podemos dizer hoje que somos referência em concessão de crédito no Brasil. Estamos sempre buscando inovar e investir em tecnologias que verdadeiramente ajudam o varejista na tomada de decisão quando o assunto é crédito, auxiliando-o no crescimento do seu negócio”, afirma.
Ainda visando atender com maior eficiência o mercado, o Meu Crediário atualmente está desenvolvendo uma nova versão do seu score de crédito para marcas varejistas especializadas em móveis e eletrodomésticos. A novidade será lançada no 2° semestre.
Como funciona o Meu Crediário Corporate?
Primeiramente, a loja usuária cadastra o cliente no ERP. Com a integração do Meu Crediário Corporate, o consumidor é analisado e é sugerido o limite mais adequado para a venda por meio do score de crédito apresentado pelo sistema. “Com a avaliação em tempo real, o vendedor consegue, por exemplo, sugerir compras adicionais para clientes de baixo risco”, exemplifica Schneider.
Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado. Em seguida, o Meu Crediário Corporate informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções com menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP.
Vale salientar que o sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes. “Quando o cliente paga a dívida, o CPF é automaticamente excluído dos birôs de crédito, sem participação de pessoas e à prova de falhas”, finaliza o CEO do Meu Crediário.
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