O objetivo é elaborar um projeto de marketing que divulgue o país entre os turistas brasileiros e oferecer informações para que os estados aprimorem seus roteiros.
Uma equipe de consultores a serviço do Ministério do Turismo vai visitar, entre fevereiro e março, órgãos estaduais e municipais dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O objetivo é fazer um diagnóstico de ofertas, promoção e demanda turísticas para formular o Plano Nacional de Marketing Turístico do Brasil. O investimento é de cerca de R$ 1,3 milhão.
Para a elaboração dos trabalhos foram contratadas duas consultorias, as empresas Petrocchi Consultoria e Barcelona Media Inovação Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional, e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Entre as atividades propostas nos estados está a realização de uma oficina de trabalho com entidades e lideranças empresariais do turismo, reuniões com a equipe técnica de gestão estadual do turismo, além de entrevistas com secretários ou dirigentes estaduais.
Após a elaboração do documento, o Plano Nacional de Marketing será lançado ainda em 2014 e será executado pelo Ministério do Turismo.