Preferência dos consumidores determina crescimento das embalagens de papel cartão.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), baseados por estudos do IBGE, a produção de embalagens impressas cresceu 1% em março de 2012, comparando com o mesmo período em 2011. Já a fabricação de embalagens plásticas teve o declínio de 12% e as embalagens impressas em papel e papelão cresceu 3,9%.
A mesma tendência apresenta-se nos dados trimestrais e dos últimos 12 meses. No primeiro trimestre de 2012, a produção relativa ao grupo gráfico de embalagens cresceu 2,05% em relação a igual período de 2011. O desempenho positivo deveu-se à expansão de 4,7% das embalagens impressas de papel cartão, que neutralizou a queda de 8,7% das impressas de plástico.
Nos doze meses contados de abril de 2011 a março de 2012, frente aosdoze meses imediatamente anteriores, a atividade do segmento de embalagens apresentou crescimento de 2,05% na sua produção, como decorrência da queda de 6,51% na atividade de produção das impressas em plástico e, em sentido oposto, do crescimento de 3,87% nas impressas em papel cartão.
“O crescimento contínuo na produção de embalagens impressas em papel é fruto da alteração nos padrões de consumo da população, que busca cada vez mais produtos renováveis e recicláveis”, salienta Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Nacional.
O executivo acredita ser cada vez maior o grau de consciência da população sobre os desafios relativos ao meio ambiente, à reversão do aquecimento global e ao consumo responsável.