Análise Setorial

Mudanças nos hábitos de consumo refletem no mercado de embalagens

Preferência dos consumidores determina crescimento das embalagens de papel cartão.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), baseados por estudos do IBGE, a produção de embalagens impressas cresceu 1% em março de 2012, comparando com o mesmo período em 2011. Já a fabricação de embalagens plásticas teve o declínio de 12% e as embalagens impressas em papel e papelão cresceu 3,9%.

A mesma tendência apresenta-se nos dados trimestrais e dos últimos 12 meses. No primeiro trimestre de 2012, a produção relativa ao grupo gráfico de embalagens cresceu 2,05% em relação a igual período de 2011. O desempenho positivo deveu-se à expansão de 4,7% das embalagens impressas de papel cartão, que neutralizou a queda de 8,7% das impressas de plástico.

Nos doze meses contados de abril de 2011 a março de 2012, frente aosdoze meses imediatamente anteriores, a atividade do segmento de embalagens apresentou crescimento de 2,05% na sua produção, como decorrência da queda de 6,51% na atividade de produção das impressas em plástico e, em sentido oposto, do crescimento de 3,87% nas impressas em papel cartão.

“O crescimento contínuo na produção de embalagens impressas em papel é fruto da alteração nos padrões de consumo da população, que busca cada vez mais produtos renováveis e recicláveis”, salienta Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Nacional.

O executivo acredita ser cada vez maior o grau de consciência da população sobre os desafios relativos ao meio ambiente, à reversão do aquecimento global e ao consumo responsável.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *