Batizado de DCI ZXONE – C2D, o novo produto possui capacidade de transmissão de 400 G+ camada óptica e sistema de gerência Web ZENIC-ONE
A Multi PRO | ZTE trouxe um novo Data Center Interconnect (DCI), equipamento que otimiza a performance de uma rede DWDM. o DCI ZXONE 7000 C2D. O produto segue os padrões de carrier class com redundância das placas essenciais para o bom funcionamento do sistema e chega para atender uma crescente demanda de mercado por soluções envolvendo lambda alien, ou seja, a inclusão de novos canais em uma camada óptica já estabelecida.
CONTEÚDO RELACIONADO: Mitos atrasam a disseminação do SD-WAN em empresas brasileiras de todos os portes e todas as geografias
A fabricante explica que é uma opção simplificada, compacta e de custo acessível, atendendo a diversos cenários de aplicação. A flexibilidade oferecida pelo DCI é um dos seus diferenciais para o cliente, permitindo ser agregado mesmo em cenários com produtos de outros fabricantes já existentes na rede, destaca a empresa.
Contendo transponders de 200, 400 e 800 Gbps, além dos módulos fotônicos tais como amplificadores de ganhos variados, WSS flexíveis de até 20 direções, chave óptica, funções de O&M como OSA e OTDR entre outros. O DCI ZXONE – 7000 C2D também tem como diferencial o ZENIC-ONE, plataforma de gerenciamento WEB que utiliza mecanismos de Inteligência Artificial (IA) para tornar o dia a dia da operação dos data centers mais simplificada e que facilita a detecção de instabilidades na rede, contribuindo para que manutenções sejam realizadas de forma mais rápida.
Estruturas de DWDM + DCI para otimização de fibra óptica
A Multi PRO | ZTE diz que um dos grandes desafios dos provedores tem sido a alta demanda por consumo de dados do cliente final e certa escassez de fibra óptica nas redes, gerando um cenário de sobrecarga, com latências altas e oscilações constantes em toda a cadeia de transmissão. Tudo isso ao mesmo tempo em que se nota uma impossibilidade de crescimento em capacidade por falta de espaço e até recursos físicos como a própria ampliação das camadas ópticas.
A implementação do DCI ZXONE – 7000 C2D tende a tornar esse cenário mais favorável aos ISPs, pois graças ao seu tamanho compacto e adaptabilidade às camadas ópticas já estabelecidas, é capaz de resolver os problemas citados acima sem necessariamente precisar implementar novas fibras na rede.
A capacidade máxima de transmissão oferecida pelo novo produto é de 800 Gbps por canal, mas a empresa segue desenvolvendo a solução para que os provedores sejam capazes de transmitir 1.6 Tbps.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.