Etapa Brasil da Fórmula E – única corrida de carros elétricos do mundo – acontece neste sábado, 16, em São Paulo; Jaguar TCS Racing lidera a temporada 2023/24 e atribui o feito à análise de dados em tempo real.
Computação em nuvem, digital twins e a análise de dados são as ferramentas utilizadas pela engenharia da escuderia Jaguar TCS Racing, da Fórmula E, para garantir a liderança na temporada 2023/24. Na etapa São Paulo, que acontece neste sábado, 16, no circuito do Anhembi, a equipe vai colocar à prova, mais uma vez, a relevância do data-driven e as oportunidades geradas pela computação em nuvem.
CONTEÚDO RELACIONADO – A revolução da mobilidade através de conectividade e tecnologia IoT
A Fórmula E é a primeira competição de carros elétricos do mundo. Esta é a 10a edição da competição, que conta com 14 etapas – incluindo Estados Unidos, México, Inglaterra, França e Arábia Saudita – e a segunda vez que ocorre no Brasil (São Paulo). Uma das características principais da competição é o fato de ela ocorrer em circuitos de rua, justamente para mostrar ao público a robustês dos carros elétricos.
Responsável por toda a tecnologia digital utilizada pela equipe elétrica, a Tata Consultancy Services (TCS) é a parceira tecnológica oficial do time Jaguar TCS Racing na Fórmula-E. A colaboração é fundamental no desenvolvimento de ferramentas que aceleram a adoção dos veículos elétricos (EV), considerando que a tecnologia aplicada ao esporte de alto rendimento é um dos caminhos para transformar o futuro da mobilidade.
O E-Prix de São Paulo de 2024 terá início às 14h00 do próximo sábado, dia 16. A Jaguar TCS Racing lidera o Campeonato de Equipes com 78 pontos, com os pilotos Nick Cassidy e Mitch Evans em primeiro e quinto lugar, respectivamente, na classificação de pilotos.
Diante de certas restrições previstas pela organização do campeonato, como o teto de custos e restrições que limitam o número de engenheiros que podem acessar as informações estratégicas, a computação em nuvem da TCS acelera o processamento de dados necessário para a manutenção do carro, como a melhora na eficiência da gestão de energia. A empresa utiliza a infraestrutura de cloud pública da Amazon Web Service (AWS).
Além desses benefícios, avanços em análise de dados preditivos e inteligência artificial funcionam quase como se houvesse uma equipe maior, ajudando a encontrar insights que podem impulsionar o desempenho. Esses dados alimentam os simuladores para entender qual a melhor decisão a tomar, quais mudanças no carro e ajustes de estratégia são necessários.
Também considerando a relevância dos dados para o bom desempenho dos carros elétrios, a organização da compatição – a ABB FIA Fórmula E – anunciou, nesta sexta-feira, 15, uma nova parceria tecnológica plurianual com o Google Cloud. A parceria aproveitará as tecnologias de nuvem para ajudar a impulsionar o desempenho dentro e fora da pista no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.
A colaboração vai aproveitar as tecnologias do Google Cloud, que vão desde infraestrutura de nuvem escalável, dados e análises, até ferramentas de inteligência artificial generativa (gen AI) no Programa de Desenvolvimento de Carros de Corrida GENBETA para acelerar o crescimento do esporte automobilístico elétrico no mundo.
No âmbito da parceria tecnológica plurianual anunciada hoje, a Fórmula E e o Google Cloud explorarão três principais áreas:
1. Novas tecnologias no desenvolvimento esportivo: aproveitamento da análise avançada de dados e da IA generativa por meio das ferramentas de streaming e processamento de dados do Google Cloud no programa pioneiro GENBETA.
2. Acelerar o crescimento da base de fãs: usar as tecnologias do Google Cloud para analisar enormes conjuntos de dados de comportamento, preferências e dados demográficos dos fãs para criar campanhas de marketing altamente personalizadas.
3. Apoiar a liderança em sustentabilidade da Fórmula E: Ampliar o acesso ao Programa FIA Girls on Track da Fórmula E, concebido para construir caminhos no automobilismo para mulheres jovens.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse: “nossa parceria tecnológica plurianual com o Google Cloud é uma evidência clara da escala de nossa ambição em estabelecer a Fórmula E como o esporte mais inovador, emocionante e de aceleração mais rápida do mundo. Começamos a nossa colaboração estabelecendo um recorde mundial e somos extremamente ambiciosos em relação ao que vem a seguir.”