Soluções

NEC quer usar IA para combater fake news

A NEC está desenvolvendo uma tecnologia que utiliza inteligência artificial (IA) para analisar a confiabilidade das informações na Internet sob múltiplas perspectivas e apoiar a verificação de fatos. Esta iniciativa é parte de um projeto do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, com o intuito de desenvolver e demonstrar tecnologias de combate a informações falsas e enganosas na Internet.

CONTEÚDO RELACIONADO: Jogo online com IA quer educar eleitores sobre perigo da desinformação

A tecnologia da NEC para apoiar a verificação de fatos utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) para analisar e julgar a autenticidade do conteúdo, que pode ser texto, imagem, vídeo ou áudio. Primeiro, a tecnologia detecta se imagens e outros dados foram manipulados e a IA, então, reconhece os diferentes tipos de dados, convertendo-os em texto.

Em seguida, LLMs especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo é correto, se a informação possui uma fonte confiável e se há inconsistências entre os dados, como, por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo de vídeo.

Além disso, a tecnologia cria documentos em um formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de fatos e ajuda a aprimorar as operações de checagem, permitindo ajustes conforme as instruções do usuário, como a exclusão de informações não confiáveis ou a adição de novas informações.

A eficácia da tecnologia será avaliada por organizações de verificação de fatos, como o Japan Fact-check Center e meios de comunicação de massa, incluindo emissoras, com o objetivo de melhorar sua confiabilidade. O período deste projeto de demonstração é de agosto de 2024 a março de 2025. A expectativa é de que a IA esteja disponível para aplicação prática nos anos fiscais de 2025 a 2026.

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *