Com o Setembro Amarelo aumentando a conscientização sobre a prevenção do suicídio e questões de saúde mental, os especialistas estão destacando os benefícios do ar fresco, exercícios regulares, encontros com amigos e as interações sociais que vêm com todas essas atividades. No entanto, enquanto o mundo luta contra o coronavírus, essas iniciativas foram colocadas em espera à força.
Para os adolescentes, que em maioria já perderam lições valiosas em sala de aula, o bloqueio global está privando uma geração de oportunidades sociais e trazendo sérios problemas para sua saúde mental. Um estudo recente da plataforma social Yubo descobriu que 62% dos adolescentes brasileiros se sentiram “ansiosos” e 57% se sentiram “solitários” durante a quarentena, enquanto o Brasil foi classificado pela OMS como o país mais ansioso do mundo e o suicídio foi considerado uma das principais causas de morte entre adolescentes entre 15 e 19 globalmente no ano passado.
A Yubo registrou um crescimento de 1300% desde que o país iniciou a quarentena, há cinco meses. Grande parte desse sucesso está no fato de a plataforma estar quebrando o molde das redes sociais tradicionais.
Projetadas especificamente para jovens, as salas de transmissão ao vivo do Yubo são livres das métricas de engajamento prejudiciais à saúde e baseadas no desempenho dos usuários. Sem curtidas, sem seguidores, sem retweet. Apenas conversas fluidas e um senso de comunidade inspirado por interações offline. De acordo com a pesquisa Yubo, cerca de 59% dos usuários brasileiros dizem que escolheram o aplicativo porque as interações parecem mais genuínas em comparação com outras redes sociais, enquanto um em cada três diz que a falta de pressão para ter engajamento os atraiu.
“Acreditamos ser um dos aplicativos de crescimento mais rápido entre os jovens porque oferecemos uma maneira inteiramente nova para eles fazerem conexões significativas online”, disse Sacha Lazimi, cofundador e CEO do aplicativo com sede na França. “Isso foi particularmente importante devido à tensão que os jovens estão sentindo durante a quarentena. Nossa missão era criar um espaço onde os jovens possam apenas serem eles mesmos e esperamos que Yubo possa inspirar socialmente e permitir que uma nova geração descubra o mundo e juntos.”
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter