Cloud Edge, da Huawei, promete facilitar NFV e SDN.
A Huawei anunciou o lançamento do Cloud Edge, que promete apoiar operadoras na implantação de NFV (Virtualização das Funções da Rede, em inglês) em redes de banda larga móvel. A ferramenta também pode ajudar na transição para tecnologias de cloud e SDN (rede definida por software, em inglês).
Migração para nuvem aumenta adoção de SDN, diz pesquisa
Segundo a companhia, a solução permite a virtualização, orquestração em nuvem, e as empresas podem ganhar mais escalabilidade para suportar aplicações e vídeo móvel; além de manutenção simples e redução de custos, diz a Huawei.
Algumas operadoras na Europa e na Ásia-Pacífico já testaram o Cloud Edge, que demonstrou capacidades para ‘serviços inovadores’. Os primeiros casos incluíram aplicações para M2M, MVNO (Operação de Rede Virtual Móvel, na sigla em inglês) e encadeamento de serviço.
Ainda na área de cloud, a companhia afirmou que a Telefônica, concluiu o teste de prova de conceito (PoC), que incluiu 188 casos de sucesso para operação e manutenção do datacenter virtual, SDN, e implantação de nuvem para telecom, compatível com infraestrutura OpenStack.
Como resultado, a operadora pode usar a infraestrutura ‘UNICA’ para gerenciar diversos datacenters e oferecer um centro de dados virtual para compartilhamento de informações entre departamentos internos. A solução permite à prestadora fornecer serviços de telecom e aplicativos internos por meio do data center.
A Telefônica já usa a estrutura de ‘SoftCOM’, da Huawei, com o Distributed Cloud Data Center (DC2) e rede SDN.