Software

Nova tecnologia aumenta velocidade de smartphones em ambientes fechados

Desenvolvida pela Ericsson, solução reduz o congestionamento da rede sem fio e garante o compartilhamento justo entre LTE e Wi-Fi.

 

Segundo um estudo recente do ConsumerLab da Ericsson realizado com mais de 47 mil entrevistados em 23 países, apenas 41% dos usuários de smartphones estão altamente satisfeitos com sua experiência ao navegar ou acessar redes sociais em ambientes fechados. Esse número cai para 36% para o acesso a aplicativos de dados mais pesados, como assistir a vídeos, TV ou filmes online. Para enfrentar esse desafio, a Ericsson desenvolveu uma tecnologia que dá ao smartphone o benefício do acesso simultâneo aos espectros licenciados e não licenciados, com as primeiras small cells de License Assisted Access (LAA).

IBM e Ericsson colaboram em projetos de antena para 5G

Oferta de serviços WiFi será mercado de US$ 3 bi em 2018

A LAA é uma tecnologia avançada de LTE que pode melhorar as velocidades de dados móveis e reduzir o congestionamento da rede wireless. A solução estará disponível no portfólio de small cells no quarto trimestre de 2015 e permite a agregação de bandas licenciadas e não licenciadas para tratar de forma eficaz o crescimento do tráfego de dados em ambientes fechados.

Usando apenas 4% da banda de 5GHz, a LAA pode fornecer até 150 Mbps de aumento de velocidade para usuários de smartphones. A cada 4% adicional de espectro disponível usado, a velocidade de dados de smartphones aumentará ainda mais. A LAA da Ericsson também incorpora o compartilhamento justo na banda de 5 GHz. Para acomodar melhor os usuários, a plataforma faz com que os sinais de Wi-Fi e da LAA tenham acesso igual ao espectro.

Através da aplicação dos padrões de LTE ao espectro também usado para Wi-Fi, a Ericsson afirma que os usuários desfrutam da segurança, confiabilidade e estabilidade de redes de qualidade. Ao mesmo tempo, todos os recursos wireless disponíveis são otimizados.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.