A transformação digital tem exigido grande esforço e agilidade das organizações para implementar as mudas necessárias aos negócios que querem se manter ativos nesta nova era. A rapidez nas mudanças afeta todos os tamanhos de empresas e setores econômicos, seja pela dificuldade de compreensão das novas tecnologias no tempo necessário, pela escassez de mão-de-obra capacitada ou mesmo pela limitação orçamentária. Diante desta constatação, o grupo japonês NTT decidiu reformatar os seus negócios na área de serviços digitais e criou a NTT Data Inc., um conglomerado que nasce com a meta de ser a maior empresa de serviços de TIC (tecnologia da informação e comunicação) do mundo.
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Globalmente, o mercado de transformação digital foi estimado em US$ 695,5 bilhões em 2023 e deve atingir US$ 3,144 trilhões até 2030, um crescimento anual de 24,1% de 2024 a 2030, segundo estimativas da consultoria MarketsandMarkets. Trata-se de um movimento que representa uma oportunidade significativa para as organizações revolucionarem as suas operações através da implementação de ferramentas e tecnologias digitais. Ao aproveitar soluções inovadoras, como computação em nuvem, inteligência artificial, análise de big data e automação, as empresas podem agilizar processos, aumentar a eficiência e obter vantagem competitiva.
As ferramentas digitais permitem colaboração contínua, recursos de trabalho remoto e acesso a dados em tempo real, capacitando os funcionários a trabalhar de forma mais produtiva em qualquer lugar. Além disso, abre portas para melhorar as experiências dos clientes através de interações personalizadas, tempos de resposta mais rápidos e soluções personalizadas.
Algumas destas soluções foram apresentadas no evento Interconnected Brasil 2024, em meados de maio, o primeiro a acontecer no Brasil sob o novo guarda-chuva NTT Data Inc. A empresa que nasce como a combinação das melhores ofertas da NTT Data e da NTT Ltd, ambas com operação no Brasil. Com operação em 50 países e 130 mil funcionários, sendo 8 mil aqui no País, a receita global deste novo conglomerado soma US$ 30 bilhões.
Na nova configuração, Ricardo Neves, até aqui responsável pela operação local da NTT Data, assume como CEO da NTT Data Brasil e country leader da NTT Data Inc. Já Jefferson Anselmo, até aqui líder da operação da NTT Ltd., assume a vice-presidência e liderança de soluções de serviços e tecnologias das regiões Ibéria e América Latina, além de responder pelo atendimento de Organismos Internacionais, a exemplo da ONU e do Banco Central Europeu. “Entendo esta configuração como um reconhecimento ao trabalho feito no Brasil, a 9ª ou 10ª operação no Grupo”, diz Anselmo.
Na prática, Ricardo Neves resume que a nova empresa reúne a profundidade setorial da NTT Data – que reúne grandes clientes nos setores de telecomunicações, como a Vivo no Brasil, e de bancos, como Itaú Unibanco e Santander – com o domínio tecnológico da NTT Ltd., que comprovou desenvoltura ao atrair mais de 40 parceiros para o Interconnected 2024, em São Paulo.
“Resumidamente, fechamos o ciclo completo, com serviços de consultoria, política e governança, além de integração e suporte tecnológico”, diz Neves, ao defender que poucas empresas estão capacitadas a entregar um portfólio ent-to-end, com profundidade de conhecimento do negócio. “Tem não só pessoas que entendem da tecnologia, mas que dominam o negócio do cliente e do setor de atuação dele”, reforça.
O que muda? Segundo Neves, a combinação dos produtos e serviços apresentados ao cliente e a meta de crescer, de duas a três vezes acima do mercado de tecnologia digital, cuja expansão média varia de 5% a 8%, segundo as maiores consultorias globais.
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