Análise Setorial

O canal ideal para início de storytelling

Via televisão, web, rádio ou dispositivo móvel, o transmedia storytelling deve aproveitar o melhor de cada mídia.

Transmedia storytelling. Esse conceito, que chegou ao país durante 2011 e se tornou uma das maiores tendências para esse ano, é a arte de contar uma história a partir de múltiplas plataformas de mídia e com uma nova mensagem em cada um desses canais, criando universos que se complementam para retratar perfeitamente a história.

Via televisão, web, rádio ou dispositivo móvel, o transmedia storytelling deve aproveitar o melhor de cada mídia e garantir que o público-alvo consiga não apenas compreender a história, mas que também vivencie uma imersão com engajamento por meio do conteúdo produzido, independentemente do canal pelo qual se conecta à narrativa.

No entanto, apesar de interligar diversas mídias, as campanhas devem ser iniciadas a partir de um veículo. Então, surge a grande dúvida: qual veículo?

Utilizado por oito em cada dez empresas, segundo dados da Pesquisa Marketing Visão 360º, o e-mail marketing é a ferramenta ideal para relacionamento com os consumidores. A partir das boas práticas, ele se torna relevante e direcionado, gerando interação. Com essas características, a boa campanha de e-mail marketing cria relacionamentos, é conveniente, prestativa, informativa, importante e desejada pelo destinatário.

Pois bem, para criar uma campanha de transmedia storytelling, é preciso utilizar o que há de melhor em cada canal e, no caso do e-mail marketing, é essencial utilizar a capacidade de iniciar uma conversa direta com o público-alvo e depois manter o relacionamento periódico.

Valendo-se da premissa de que o e-mail marketing deve ser esperado e desejado, é possível usar isso a seu favor em uma campanha de transmedia storytelling: oferecer níveis de conhecimento e experiência dentro da história, além de atualizar as narrativas, sustentando a lealdade do consumidor e leitor.

Outro ponto fundamental é não criar teasers para gerar expectativa. Relembrando o conceito, as mensagens devem ser entendidas separadamente, levando o consumidor a outras mídias para aprofundar a história.

Por fim, todas as novas características do e-mail marketing, passando por segmentação e relevância e resultando em engajamento, transformaram-no em uma ferramenta sensacional, capaz não só de gerar relacionamento, mas de criar histórias, ambientes e universos,

*Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *