*Por Jason Zander
Na última década, nós, da Microsoft, vimos uma tremenda quantidade de mudanças que a transformação digital, impulsionada pela nuvem, trouxe Mas o maior impacto ainda está por vir. A McKinsey estima que, até 2030, veremos mais de um trilhão de dólares impactados pela nuvem nas empresas nas 500 maiores empresas do mundo, na lista da Fortune 500. Em uma indústria que atualmente está passando por uma transformação em larga escala, isso representa uma enorme oportunidade.
A nuvem do futuro, no entanto, será muito diferente da que temos hoje. Elase expandirá para alcançar cada vez mais espaços, abrangendo tecnologias como o 5G – aqui e em todo o universo. Ela será alimentada por uma infraestrutura de rede moderna e permitirá um novo paradigma de aplicativos e conectividade – o que chamamos de aplicativos conectados modernos – que coloca a computação ainda mais próxima dos problemas que precisamos resolver.
Essa nova geração de aplicativos altamente distribuídos, de baixa latência e com reconhecimento de rede, usa a inovação 5G para permitir a computação onde ela é mais necessária e abre cenários totalmente novos para operadoras, empresas e desenvolvedores em uma variedade de setores.
Desbloqueando a oportunidade para o ecossistema de telecomunicações
Na Microsoft, nosso objetivo é ser o parceiro de co-inovação mais confiável em todas as etapas da evolução digital, e estamos comprometidos em trabalhar com provedores de serviços de comunicações (CSPs), empresas, desenvolvedores e os fornecedores de software independentes (ISVs) no futuro de uma nuvem onipresente que desbloqueia o verdadeiro potencial dos aplicativos conectados modernos. A Microsoft está fornecendo soluções-chave que estão moldando o futuro da a nuvem:
- Estamos capacitando as operadoras a acelerar sua transformação de rede com nossa plataforma confiável de nível, ajudando-as a desbloquear novas oportunidades com automação e IA
- Estamos capacitando as empresas com computação onipresente que se estende da nuvem à borda
- E estamos ajudando desenvolvedores e ISVs a criar aplicativos mais inovadores e com reconhecimento de rede
A Microsoft está fornecendo as principais soluções que estão moldando a nuvem do futuro, e temos algumas notícias interessantes em cada uma dessas áreas para ajudar operadores, empresas e desenvolvedores a começar.
I: Acelere a transformação da rede com uma plataforma confiável
Um de nossos objetivos é permitir que as operadoras otimizem seus investimentos e serviços existentes e acelerem a transformação da rede em nossa plataforma híbrida confiável com o nosso portfólio do Azure for Operators. No ano passado, revelamos uma nova onda de soluções e serviços do Azure para Operadoreshttps://azure.microsoft.com/en-us/blog/new-azure-for-operators-solutions-and-services-built-for-the-future-of-telecommunications/, que continuam a permitir o desenvolvimento seguro de aplicativos de alto desempenho e baixa latência e soluções sem fio de próxima geração.
Apresentando o Microsoft Azure Operator Nexus
Hoje estamos anunciando a visualização pública do Azure Operator Nexus, a plataforma de nuvem híbrida de próxima geração criada para CSPs. Desde que estreamos a visualização privada no MWC 2022, expandimos os recursos da nova função para atender às necessidades das operadoras que buscam modernizar e transformar sua rede. O Operator Nexus permite que você use a tecnologia de nuvem para modernizar e monetizar seus investimentos em rede, reduzindo o custo total de propriedade (TCO), impulsionando a eficiência operacional e a resiliência com IA e automação avançadas e melhorando a segurança de redes altamente distribuídas baseadas em software.
O Operator Nexus permite que os operadores executem suas cargas de trabalho no local ou no Azure, onde podem implantar, gerenciar, proteger e monitorar tudo sem problemas. Ele foi criado especificamente para cargas de trabalho de nível de operadora, usando a mesma experiência do Azure oferecida pela nuvem pública de hiperescala, dando suporte às nossas soluções primárias, bem como a uma ampla variedade de ofertas do ecossistema de parceiros dos principais parceiros do NEP (Network Equipment Provider, provedor de equipamentos de rede) líderes do setor. Comprovado para executar funções de rede em uma escala de operador de nível 1, o Operator Nexus atende às necessidades de segurança, resiliência, observabilidade, gerenciamento e desempenho exigidas pelas operadoras para alcançar resultados comerciais significativos em toda a transformação digital de sua rede móvel.
“Como pioneira em virtualização de rede e SDN, a AT&T está confiante em nossa decisão de executar nosso 5G Standalone Mobile Core de vários fornecedores na plataforma Azure Operator Nexus enquanto continuamos a implantar e operar a plataforma em data centers da AT&T. A empresa tomou a decisão de adotar a plataforma Azure Operator Nexus ao longo do tempo com a expectativa de reduzir o custo total de propriedade (TCO), aproveitar o poder da IA para simplificar as operações, melhorar o tempo de colocação no mercado e concentrar-se na nossa principal meta de construir o melhor serviço 5G do mundo. Agradecemos os esforços de nossos colaboradores do ecossistema Network Function para apoiar a evolução de nossa plataforma Mobility Core”, disse Igal Elbaz, vice-presidente sênior de CTO de rede da AT&T.
“Por meio da combinação dos aplicativos 5G Core nativos da nuvem e líderes de mercado da Ericsson com a plataforma Operator Nexus, líder de mercado, com a plataforma Operator Nexus da Microsoft, vislumbramos muitas oportunidades para os CSPs transformarem digitalmente suas principais redes, melhorando as experiências dos clientes e criando serviços móveis empolgantes. Com base em nosso sucesso em clientes mútuos, como a AT&T, a Ericsson e a Microsoft, estamos investindo juntos para garantir que os aplicativos nativos da nuvem 5G Core da Ericsson sejam executados na plataforma Operator Nexus de forma eficiente, segura e confiável”, disse ele. Monica Zethzon, Vice-Presidente e Chefe de Redes Principais da Área de Soluções, Ericsson
“Com a adição das soluções de ponta a ponta de arquitetura nativa de nuvem aberta da Mavenir, incluindo o Converged Packet Core à plataforma Azure Operator Nexus, estamos ansiosos para trabalhar com a Microsoft para ajudar as operadoras a impulsionar suas principais transformações de rede“, disse Bejoy Pankajakshan, vice-presidente executivo. Diretor de Tecnologia e Estratégia, Mavenir
“Estamos empolgados em fortalecer ainda mais nossa crescente parceria com a Microsoft para o portfólio de Serviços de Nuvem e Rede da Nokia, que permite que as operadoras executem o 5G Core nativo da nuvem da Nokia no Azure Operator Nexus. plataforma de nuvem híbrida de nível de operadora, bem como para a Nokia fornecer as funções de rede e a plataforma para disponibilizar as APIs de rede da operadora para desenvolvedores por meio da plataforma Azure“, disse Fran Heeran, vice-presidente sênior de redes principais, Nokia Cloud and Network Services, Nokia
Saiba mais sobre o Operator Nexus em nosso blog e neste vídeo.
Programas Operator Nexus Ready e Systems Integrator
Também estamos introduzindo os programas Azure Operator Nexus Ready e Systems Integrator (SI) para garantir que nossa plataforma tenha um ecossistema amplo e confiável de suporte. Para acelerar a implantação e a integração, o programa Azure Operator Nexus Ready certifica que o ecossistema de CNFs, VNFs e outros softwares interoperam com a plataforma Azure Operator Nexus. Estamos no processo de certificação de VNFs e CNFs de uma série de parceiros com dois níveis de certificação.
- O nível 1 é um nível básico que garante a interoperabilidade com a plataforma Operator Nexus.
- O Nível 2 adiciona a automação de implantação do Azure usando o Gerenciador de Funções de Rede do Azure e oferece entrada no Azure Marketplace para disponibilidade imediata para os operadores.
Além disso, nosso programa Operator Nexus SI inclui um seleto grupo de integradores de sistemas conhecidos por sua experiência em telecomunicações, bem como por suas amplas habilidades no Azure. Cada um desses parceiros trabalhará em estreita colaboração com a equipe da Operator Nexus Engineering para desenvolver suas habilidades na plataforma Operator Nexus e garantir o sucesso do cliente na implantação e integração.
Núcleo de voz reimaginado
Outro objetivo crucial nosso é ajudar a otimizar os investimentos e serviços de comunicações existentes das operadoras. Para esse fim, estamos anunciando a disponibilidade geral do Gateway de Comunicações do Azure e a visualização privada da Caixa Postal do Operador do Azure. Desenvolvemos esses serviços de voz para oferecer suporte a operadoras fixas e móveis à medida que elas continuam a migrar cargas de trabalho de voz críticas para a nuvem.
O Gateway de Comunicações do Azure fornece às operadoras a funcionalidade crítica de interfuncionamento necessária para conectar a rede PSTN estabelecida de uma operadora diretamente ao Microsoft Teams, permitindo que elas forneçam os serviços Operator Connect e Teams Phone Mobile. O Communications Gateway é um serviço gerenciado disponível globalmente que oferece uma alternativa às soluções locais para interfuncionamento do protocolo de iniciação de sessão (SIP) e automação de API, simplificando assim a integração de rede e acelerando o tempo de comercialização das operadoras. Para saber mais, leia o blog da Comunidade Técnica do Azure Communications Gateway aqui
A Caixa Postal do Operador do Azure permite que os operadores migrem seus serviços de caixa postal para o Azure e aproveitem um serviço totalmente gerenciado, reduzindo a carga de suporte operacional e permitindo maior foco em projetos geradores de receita. Para saber mais, leia o blog da Comunidade Técnica de Caixa Postal do Operador do Azure aqui
Com esses anúncios, continuamos comprometidos em nosso esforço para acelerar a transformação da rede e atender as operadoras exatamente onde elas estão em sua jornada na nuvem.
II: Desbloqueie oportunidades com automação e IA
O mundo foi inspirado pelo poder transformador da IA graças ao recente sucesso do ChatGPT e à nossa parceria contínua com a OpenAI. Agora, as operadoras podem aproveitar as soluções de IA especializadas e avançadas que ajudam a desbloquear novas oportunidades de negócios a partir de dados e insights em suas operações, como o AIOps.
Operações de IA de última geração para operadores
A complexidade do gerenciamento de serviços 5G requer uma nova maneira de gerenciar redes dependentes da análise em tempo real de grandes quantidades de dados que aplica IA preditiva para informar a configuração dos ambientes de produtos. O AIOps emprega as mesmas técnicas e recursos operacionais que a Microsoft usa para gerenciar o Azure, um dos serviços mais complexos do mundo, empacotado especificamente para as necessidades das operadoras.
Hoje, estamos anunciando a visualização pública de dois serviços AIOps Azure Operator Insights e Azure Operator Service Manager. Esses serviços híbridos simplificam o gerenciamento de redes existentes, além de garantir que os novos serviços da Microsoft, como o Operator Nexus, o Voice Communications Gateway e o Operator 5G Core, sejam gerenciados com abordagens consistentes para monitoramento, diagnóstico e gerenciamento do ciclo de vida.
O Azure Operator Insights permite a coleta e a análise de grandes quantidades de dados de rede coletados de funções complexas de rede de várias partes/vários fornecedores. Ele fornece insights para cargas de trabalho específicas do operador para ajudar as operadoras a entender a integridade de suas redes e a qualidade das experiências de seus assinantes. Azure Operator Insights
O Azure Operator Service Manager fornece gerenciamento contínuo de serviços complexos implantados em sites de nuvem híbrida. Combinado com o gerenciamento consolidado nas plataformas de nuvem e borda do Azure, o Operator Service Manager ajuda a acelerar a implantação do serviço do operador. Juntos, esses novos serviços geram insights a partir de dados para informar a configuração da rede — com alterações testadas minuciosamente usando Processos de Implantação Segura. Estamos disponibilizando-os para operadores, NEPs e SIs diretamente para gerenciar cargas de trabalho nas redes das operadoras, Azure e ambientes híbridos. Estamos ansiosos pelas oportunidades que esses novos serviços AIOps trazem às operadoras no futuro.
“A 3UK está focada em oferecer uma experiência de jogo de classe mundial para usuários móveis e estamos entusiasmados em trabalhar com a organização Microsoft Azure for Operators, cujos novos serviços de análise específicos da operadora estão fornecendo insights quase em tempo real com qualidade, pontualidade e custo-benefício que de outra forma não seriam possíveis“, disse Iain Milligan, diretor de rede da 3UK.
“A 2degrees oferece serviços móveis de classe mundial aos nossos clientes. Estamos entusiasmados por trabalhar com o Microsoft Azure para Operadores e seus novos serviços de análise específicos do operador. Juntos, estamos explorando recursos inovadores usando o novo serviço de análise Azure Operator Insights, com foco em garantir que continuemos a fornecer aos nossos clientes os serviços móveis excepcionais que eles esperam”, disse Saul Parkinson, arquiteto de rede principal, 2degrees
O Azure for Operators reúne um portfólio verdadeiramente melhor que engloba muitos aspectos da rede do operador. Ele está enraizado no Azure Operator 5G Core e implantado pelo Azure Operator Service Manager no Azure Operator Nexus. Usando a IA do Azure Operator Insights, ela é operada e monitorada de forma inteligente. E, o mais importante, inclui oportunidades para o nosso ecossistema de parceiros. Assista ao vídeo para saber mais
III: Crie aplicativos inovadores e com reconhecimento de rede com a nova Conectividade Programável do Azure
Juntamente com as operadoras, também estamos trabalhando duro para permitir que os desenvolvedores evoluam a nuvem e a computação de borda. Hoje, estamos anunciando a visualização privada da Conectividade Programável do Azure, uma solução para desenvolvedores criarem aplicativos com reconhecimento de rede. A Conectividade Programável do Azure fornece uma interface unificada e padrão entre redes de operadores, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos nativos de nuvem e de borda que interagem com a inteligência das redes. Essa solução proporcionará uma experiência consistente e transparente em vários ambientes de conectividade, como redes LTE/5G públicas e privadas, bem como redes com e satélite. Ao expor aspectos da rede subjacente a aplicativos, a Conectividade Programável do Azure fornece um grande ecossistema de desenvolvedores, permitindo que as operadoras monetizem seus investimentos em infraestrutura.
A Conectividade Programável do Azure ajuda os desenvolvedores de aplicativos a oferecer a melhor experiência do usuário para aplicativos altamente distribuídos, oferecendo uma conexão perfeita e enriquecida entre redes e diversos destinos de computação, como regiões de nuvem, MEC privado e público, borda IoT e satélite para exemplo, garantindo que os desenvolvedores possam acessar os recursos de rede subjacentes com facilidade. Também estamos colaborando com um ecossistema crescente de operadoras, empresas de tecnologia de rede e provedores de plataforma de API para ajudar a desbloquear o potencial da Conectividade Programável do Azure. Estes incluem um ecossistema global de operadoras, incluindo AT&T, Rogers e T-Mobile na América do Norte; Deutsche Telekom e Telefónica na Europa; e Singtel, na Ásia. A Microsoft também está trabalhando com parceiros de tecnologia de rede e provedores de plataforma de API Ericsson, incluindo sua Vonage / Ericsson Global Network Platform e Nokia, incluindo sua plataforma Network as Code, com mais parceiros em breve.
Assista a demonstrações com alguns de nossos parceiros AT&T, DT/T-Mobile e Telefónica
Os desenvolvedores podem se inscrever e se inscrever para acessar o programa de visualização privada aqui:
IV: Habilite a computação onipresente da nuvem para a borda
À medida que a nuvem continua a crescer em capacidade, agilidade e alcance, o mesmo acontece com a nossa plataforma, que permite computação e conectividade onipresentes que se estendem da nuvem à borda – incluindo MEC privado, MEC público, local, regiões de nuvem e até mesmo espaço.
Azure private MEC e Azure Private 5G Core agora disponíveis ao público em geral
Como parte dessa expansão, hoje temos o prazer de anunciar que o MEC privado do Azure e o Azure Private 5G Core agora estão disponíveis ao público em geral. Desde a introdução do MEC privado do Azure em visualização pública em junho de 2021 e do Azure Private 5G Core no MWC 2022, continuamos nossa missão de capacitar empresas e governos a obter mais com computação, rede e aplicativos de borda de acesso múltiplo.
O MEC privado do Azure será criado e fornecido por um conjunto crescente de operadores, SIs e parceiros ISV, atendendo empresas em uma ampla gama de setores em todo o mundo, incluindo os setores de manufatura, transporte, logística, energia e defesa. Até o momento, mais de 25 parceiros publicaram suas ofertas no Azure Marketplace, facilitando para as empresas a implantação rápida dessas soluções e o aproveitamento do 5G privado. Saiba mais sobre nossas soluções de parceiros aqui.
O Azure Private 5G Core fornece uma implantação simples, escalonável e segura de uma rede principal autônoma 5G implantada no Azure Stack Edge. Esta versão inclui uma variedade de recursos avançados, como suporte para rádios autônomos 4G LTE e 5G, implantação rápida no Serviço Kubernetes do Azure (AKS) no Azure Stack Edge Pro, e implantação em vários locais. Ele também inclui um painel de métricas interno, disponibilidade aprimorada, política avançada de SIM com suporte a QoS e suporte para plataformas de hardware selecionadas do Azure Stack Edge e HCI.
Hospedado no MEC privado do Azure, também estamos revelando o Azure Edge Network Fabric, que fornece roteamento seguro baseado em políticas entre dispositivos de vários acessos nas instalações de um cliente e aplicativos locais, nuvem e redes de borda, simplificando implantações privadas de MEC. Também estamos visualizando o recurso de Observabilidade da Rede de Acesso por Rádio (RAN) para integrar os indicadores-chave de desempenho (KPI) da RAN com painéis on-line. Esse recurso fornece aos parceiros e empresasobservabilidade, insights de rede e capacidade de análise combinados para a rede 4G ou 5G privada completa, tudo a partir de um único portal do Azure. *Jason Zander é vice-presidente executivo, missões estratégicas e tecnologia da Microsoft.
Este artigo é de total responsabilidade do autor, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.