Pesquisas2

O perfil dos internautas da terceira idade

Boa situação financeira, interesse por tecnologia e qualidade de vida são algumas características.

Casa própria, viagens ao exterior e uma renda muito superior à média da população online. Estas características traçam o perfil dos internautas brasileiros pertencentes à terceira idade, segundo estudo realizado pelo Instituto QualiBest, que atua no segmento de pesquisas de mercado online.

Segundo a pesquisa, enquanto a renda média do internauta em geral é de R$ 1.928, a dos “conectados” da terceira idade é de R$ 2.998.  Com relação ao nível social, os internautas mais maduros têm maior presença na classe A (23%), contra apenas 18% dos entrevistados em geral.

Em relação à posse de casa própria, a relação de internautas da terceira idade para os demais pesquisados é de 78% para 70%. O público mais velho diz possuir produtos de valor e bens tecnológicos, como filmadora, computador, conversor digital, TV LCD, plasma ou tela plana e ainda declaram ter interesse em adquirir novos equipamentos como notebooks e smartphones.

Outro fator que chama atenção está relacionado à qualidade de vida deste público, pois 35% dos respondentes com mais de 60 anos viajaram três ou mais  vezes ao exterior nos últimos dois anos – entre o restante dos pesquisados, este percentual é de apenas 22%.

Com mais tempo e maior renda, apenas 37% dos entrevistados da terceira idade ainda exercem atividade remunerada (contra 73% dos internautas mais jovens) e, dentre estes, 42% trabalham apenas meio período – percentual que cai para 28% entre os pesquisados com menos de 60 anos.

Estes fatores podem estar atrelados a uma possível maior prudência financeira desde público, somada à facilidade de crédito que possuem no mercado. Apesar de terem uma renda maior, os internautas da terceira idade geralmente têm menos cartões de crédito ou débito e nem pretendem adquiri-los, mas mostram-se bons controladores de investimentos, empréstimos e não deixam de pagar os seguros de automóvel e residência.

Quando o assunto é o uso da Internet pela terceira idade, os homens são mais ativos que as mulheres e representam 52% da amostra, enquanto os internautas mais jovens se dividem em 55% de mulheres e 45% de homens.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *