Negócios

O programa Dell AI for Telecom para simplificar adoção de IA pelo setor de telecomunicações

A inteligência artificial (IA) é um dos destaques da Dell Technologies na Futurecom 2024. Em parceria com a NVIDIA, a companhia anuncia a plataforma Dell AI para Telecom, que faz parte da solução Dell AI Factory e visa simplificar e acelerar a implementação de IA em provedores de serviços de comunicação (CSPs).

CONTEÚDO RELACIONADO – Dell Technologies seleciona ecossistema de IA para telecomunicações

Combinando a expertise em IA, infraestrutura robusta e serviços especializados da Dell Technologies com a liderança em IA da NVIDIA, o programa oferecerá soluções de IA on-premises para otimizar o desempenho da rede, revolucionar o atendimento ao cliente e gerar novas oportunidades na borda para os CSPs.

A novidade chega em um momento crucial para o mercado. Segundo o estudo MeriTalk, desenvolvido pela Dell Technologies, 48% dos executivos de telecomunicações consideram a IA como a tecnologia mais transformadora da indústria nos próximos cinco anos, enquanto 68% sentem que suas organizações estão lutando para acompanhar as necessidades de tecnologias e dos clientes que evoluem rapidamente.

“Capitalizar as múltiplas oportunidades apresentadas pela IA se tornou o principal motivador da transformação em nuvem das redes”, comentou Dennis Hoffman, vice-presidente sênior e gerente geral da Telecom Systems Business da Dell Technologies. “O Dell AI for Telecom reúne a experiência em IA da Dell e sua infraestrutura, com parceiros em todo o ecossistema, para ajudar os operadores de rede a implementar soluções de IA na rede que reduzam OPEX, melhorem o desempenho e criem novas oportunidades de receita na borda.”

A ampliação da parceria entre a Dell Technologies e a NVIDIA auxilia em:

– Co-criar e validar soluções de IA para telecomunicações para CSPs, baseadas e validadas com a Dell AI Factory em colaboração com a NVIDIA. Para isso, são utilizados servidores Dell PowerEdge, GPUs da NVIDIA e software de IA de terceiros.

– Facilitar a implementação de IA na borda da rede de telecomunicações com o servidor PowerEdge XR8000, agora disponível com GPUs NVIDIA L4. Projetados para casos de uso em telecomunicações e na borda, os servidores PowerEdge XR8000 estão disponíveis em formatos compactos com um design modular escalável que simplifica a implementação e a manutenção.

– Ajudar os CSPs a projetar e implantar ofertas de GPU-as-a-Service (GPUaaS), permitindo que eles forneçam a capacidade de GPU da NVIDIA sob demanda para clientes empresariais. Com soluções de infraestrutura otimizadas para cargas de trabalho de IA empresariais, os CSPs podem desbloquear novas oportunidades de receita e usar suas redes para entregar inferência de IA de baixa latência e nível de operadora, além de treinamento mais próximo dos dados

Colaborando com operadores de rede

A Dell Technologies já começa a se unir a CSPs por meio do Dell Telecom Open Ecosystem Labs, resultando em soluções de IA com a infraestrutura da Dell AI Factory e parceiros do ecossistema, visando melhorar a experiência do cliente e o desempenho da rede:

– A Lintasarta, uma empresa indonésia de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação, está oferecendo o GPU Merdeka (GPUaaS) para fornecer infraestrutura de IA, incluindo GPUs da NVIDIA com servidores Dell PowerEdge XE9680, para empresas nacionais.

– A empresa, junto com a SK Telecom e outros parceiros, está colaborando para desenvolver um agente de chat de IA para provedores de serviços de comunicação. Ao criar a Plataforma de IA para Operadoras de Rede Móvel (MNO), a equipe pretende integrar a IA nos Sistemas de Suporte a Negócios (BSS) existentes, aprimorando as operações comerciais de telecomunicações, impulsionando o crescimento da receita e resolvendo rapidamente os problemas dos clientes. A Solução de IA para BSS é hospedada nos Dell Open Telecom Ecosystem Labs.

Participe das comunidades IPNews no Instagram, FacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *