America Net, que participa do projeto PTTMetro do CGI.br desde 2006, pretende atrair provedores do interior do Estado.
A America Net, operadora de telefonia fixa para o mercado corporativo, anunciou na última semana que é o mais novo PIX (Ponto de Interconexão) de acesso ao PTTMetro (Ponto de Troca de Tráfego) na cidade de São Paulo.
Segundo o Diretor de Telecomunicações da empresa, José Luiz Pelosini, o PTT é um projeto do CGI.br, no qual todos os provedores se unem em um eixo para trocar tráfego. Empresas como a Locaweb e a Globo.com já fazem parte deste projeto. A America Net faz parte desde 2006.
O PTTMetro permite que a troca de tráfego entre os PIXes (empresas que ofertam dados) ocorra em pontos determinados, sem a necessidade de passar por diversos roteadores. “Isto aumenta a qualidade de acesso à internet e diminui a latência com menos custo para o provedor”, explica Pelosini.
Sobre o PIX, Pelosini explica que este é um ponto de acesso ao PTT, ou seja, de onde partem os dados para os outros provedores.
Para ele, a importância em ser um PIX é poder trazer novos provedores de novas localidades e que ainda não fazem parte do PPTMetro. “Se eles começam a fazer parte do projeto, conseguimos melhorar 100% a qualidade de internet para a região que eles atuam”, explica o executivo.
Neste sentido, Pelosini afirma para empresas que necessitam fazer streaming em alta velocidade, como TVs e rádios: “Vamos reforçar a estratégia de atuar junto aos pequenos provedores de internet, auxiliando-lhes a se tornarem um Sistema Autônomo (AS) com número IP próprios e, desta forma, trazê-los para trocar tráfego no PTT”, diz.
Novo PIX já está disponível, no próprio site do PTTMetro.
Benefícios para operadoras VoIP
O executivo explica que, a partir do PTT, a qualidade de voz por uma chamada de voz sobre IP é superior a uma ligação comum. “É como uma conexão direta e diminui a latência da qualidade”, ressalta.