Questões como falta de política de uso e conscientização dos profissionais são os principais fatores para colocar dados e produtividade em risco.
Segundo análise divulgada pela M3Corp, parceira Sophos especializada em soluções de Internet, especializada em segurança antivírus para o mercado corporativo, o uso de mídias sociais por parte das corporações tem sido crescente.
“Os benefícios em ter a divulgação de produtos e serviços, além de custo reduzido na disseminação de informações sobre a companhia, fazem com quem as empresas invistam cada dia mais nas mídias sociais, esquecendo-se dos cuidados básicos e precauções no modo de usá-las”, explica o diretor da M3Corp, Antonio Mocelim.
No entanto, as empresas precisam ficar atentas: assim como a circulação livre de informações da empresa, o uso de mídias sociais, sem a cautela necessária, oferece como principais riscos; redução de produtividade; infecções por meio de malwares; perda de dados; consumo de rede e link; e aumento dos custos com suporte em TI.
“Além do risco de perda de senhas e com isso, gerar um reflexo ainda mais negativo para a companhia, que pode ter sua área na rede social pichada”, explica Mocelim.
Por essa razão, o executivo deixa três dicas que podem evitar tais efeitos negativos para a empresa, desde que providenciados a partir do início de seu uso: educação; política de uso; e soluções de segurança.
Para finalizar, a pesquisa revela que nos próximos anos haverá um aumento crescente no uso pessoal e profissional das mídias sociais. Além disso, a análise também identifica que ao contrário do que podemos ver nos dias de hoje, onde os departamentos de marketing e comercial que mais fazem uso, outros setores também adotarão as ferramentas, tendo como foco o cruzamento de informações corporativas. “O que será um facilitador para a comunicação interna e acesso aos dados da empresa”, explica o diretor da M3Corp.