Utilização de nova tecnologia de arquivamento e transmissão de imagens digitais exige adoção de infra-estrutura moderna pelos hospitais.
A evolução da medicina está aliada aos avanços tecnológicos. Hospitais estão adotando o PACS – Picture Archiving and Communication Systems, tecnologia que permite arquivar e disponibilizar imagens médicas para os profissionais de saúde em salas de laudos ou até mesmo em suas casas, em substituição aos exames impressos em filmes tradicionais. O novo sistema, que está sendo utilizado em laudos de ressonância magnética, tomografia, radiologia, ultra-som, mamografia, entre outros, acelera a eficácia de diagnósticos, aumentando a produtividade.
Contudo, a utilização do PACS pelos hospitais exige infra-estrutura avançada com alta disponibilidade e largura de banda para suportar a transmissão de dados e para garantir a qualidade de visualização das imagens. Tal cenário tem gerado demanda por soluções de cabeamento no setor de saúde, segundo a CommScope Enterprise Solutions, provedora de soluções de conectividade estruturada.
“Os hospitais precisam avaliar sua infra-estrutura de rede e adaptá-la para que os processos de arquivamento e transmissão de imagens digitais sejam executados com sucesso”, destaca Luis Fernando Amorim, gerente de contas da CommScope Enterprise Solutions.
Além dos avanços em agilidade e precisão de diagnósticos, o PACS também auxilia na realização de vídeo-conferência entre médicos especialistas; em e-learning, com possibilidade de discussão de casos remotamente; e na obtenção de segunda opinião de especialistas em casos complexos. “A adoção do PACS proporciona, em longo prazo, excelente relação custo benefício com alto valor agregado”, conclui Amorim.