Casos de sucesso

Pandemia acelerou digitalização do setor de eventos e o online deve se manter

Um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, o setor de eventos voltou aos poucos à ativa ao longo de 2022: de congressos corporativos a festivais de entretenimento, os eventos tornaram a ser realizados de forma presencial – mas não exatamente como eram feitos até o início de 2020. A crise dos últimos dois anos deixou lições que foram incorporadas ao segmento; algumas delas de forma definitiva. 

O resultado é o maior uso da digitalização e a criação de alternativas, transmissões e conteúdos online – o que vem levando alguns organizadores, inclusive, a não classificarem suas convenções ou feiras como presenciais, e sim como híbridas. Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e diretor dos Jogos da Juventude, conta que, na edição 2022 do evento, a primeira desde 2019, a organização procurou uma alternativa tecnológica para garantir um maior engajamento dos atletas e de todos os participantes, inclusive familiares e visitantes. 

“Adotamos um aplicativo personalizado por meio do qual pudemos promover o evento e seus patrocinadores, divulgar a programação e os resultados dos jogos, além do quadro de medalhas e outras informações”, ele explica. “Um dos principais objetivos foi reduzir a quantidade de papéis gerados no evento, além de promover uma maior interação entre todos os envolvidos.” 

O aplicativo foi desenvolvido pela Yazo, empresa de tecnologia especializada em plataformas para realização e engajamento de eventos presenciais e virtuais. “O uso da ferramenta facilita a disseminação de informações, principalmente para uma geração de atletas altamente conectada às novas tecnologias. Esperamos evoluir cada vez mais nesse campo para as próximas edições.” 

Eduardo Frezarin, CEO da Yazo, conta que “no pós-pandemia, os eventos trazem um grande foco em experiências, mesclando entretenimento, conteúdo e negócios.” No primeiro semestre de 2022, a empresa teve um aumento de 245% na demanda, atestando a retomada do setor. 

“Os eventos mais inovadores do país estão apostando no conceito da gamificação como forma de aumentar o engajamento do público com o conteúdo e as marcas presentes. Também cresceu muito a oferta de atrações musicais, praças de alimentação com food trucks e atividades em ambientes abertos, combinando experiências online e offline”, Frezarin relata. 

O Hacktown, evento de criatividade e inovação que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG) e que retornou em setembro depois de dois anos de ações exclusivamente online, também incorporou um aplicativo de engajamento exclusivo para os participantes. “No Hacktown acontecem mais de 40 coisas simultaneamente, então nossa ideia, ao adotar a ferramenta, foi facilitar a organização dos participantes”, conta João Rubens Fonseca, cofundador do evento. 

“Mas acabou que o aplicativo não só facilitou essa organização da programação, mas também ajudou muito na conexão entre as pessoas presencialmente, por causa da comunidade criada na plataforma: as pessoas trocam experiências por ali, combinam de se encontrar em diferentes pontos do evento, falam quem são, quais são suas áreas de interesse. A utilização do aplicativo fortaleceu a essência do evento, que é e sempre será a conexão entre as pessoas.” 

Fonseca concorda que fazer o presencial e o online andarem de mãos dadas é o melhor caminho. “Pela forma como construímos o Hacktown, sabemos que ele nunca foi um evento de conteúdo: ele é um evento de conexões entre as pessoas. O presencial é insubstituível”, diz ele. 

 

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