
A Hewlett Packard Enterprise anunciou novos recursos para ajudar o setor de varejo a aprimorar a experiência do cliente final e a eficiência operacional por meio de conectividade e computação de borda de alto desempenho. Durante a NRF 2025, a companhian apresentou o portfólio de redes voltado para o varejo, demonstrando como uma conectividade confiável e segura é um componente crítico da modernização do varejo, desde o back office e armazém até a frente da loja e operações de calçada.
CONTEÚDO RELACIONADO – NRF 2025: a arte de inovar com pessoas no centro da estratégia
Foram exibidas novas soluções para uma implementação que promete ser rápida e segura, visando melhorar o desempenho de aplicações e cargas de trabalho em tempo real na borda. O portfólio expandido inclui:
- Novo HPE Aruba Networking 100 Series Cellular Bridge para acesso WAN primário ou de backup de fácil implementação, fornecendo conectividade quando circuitos WAN de fibra ou banda larga não estão disponíveis ou apresentam falhas. O Cellular Bridge oferece mais resiliência para serviços essenciais, como processamento de cartões de crédito, utilizando acesso por rádio em vez de fibra. Também pode ser usado para implementação rápida de novos locais ou locais temporários, como quiosques ou lojas pop-up, quando atrasos ou custos com cabeamento não são viáveis.
- HPE Aruba Networking CX 8325H, um novo switch compacto de meia largura com 18 portas. Projetado para caber em espaços reduzidos, oferece menos consumo de energia e requisitos de refrigeração menores. Conecta-se ao HPE ProLiant DL145 Gen11 para computação de borda.
- HPE Aruba Networking 750 Series, pontos de acesso sem fio para proteger, processar e entregar dados IoT em tempo real para aplicações de IA no varejo.
- Novo HPE Aruba Networking Central AI Insights que otimiza operações de calçada ao aumentar o desempenho de redes Wi-Fi implementadas ao ar livre e detectar comportamentos incomuns de IoT que possam indicar possíveis violações de segurança.
À medida que os varejistas buscam melhorar a experiência do cliente em transações online e presenciais, torna-se crucial garantir que o tráfego externo não interfira nas operações. O HPE Aruba Networking Central AI Insights identifica impactos negativos na experiência do cliente e ajusta automaticamente as configurações de transmissão para corrigir problemas de desempenho.
Protegendo dispositivos IoT na borda da rede
No varejo, os dispositivos IoT frequentemente representam os pontos mais vulneráveis para ataques cibernéticos. Para proteger contra violações e malware, os pontos de acesso da HPE Aruba Networking foram projetados para oferecer uma plataforma de conectividade segura para o aumento de dispositivos IoT, como câmeras, etiquetas de prateleira, etiquetas RFID, sensores de energia e detectores de movimento. Além disso, o HPE Aruba Networking Central AI Insights detecta anomalias em uploads e downloads de IoT que podem ser indicativos de brechas de segurança.
“Varejistas que enfrentam desafios em armazenagem, controle de inventário e atendimento omnichannel precisam de conectividade abrangente e segura para permitir a modernização digital e melhorar a experiência do cliente”, afirma Stuart Strickland, diretor de Tecnologia Sem Fio da HPE Aruba Networking. “Nossas soluções de rede trazem o processamento de dados IoT em tempo real e a inferência de IA para mais próximos da geração dos dados. Isso alimenta estratégias de compras omnichannel que aumentam a receita”.
Superando restrições de recursos de TI
Como em muitas indústrias, o varejo enfrenta limitações de recursos de TI. Organizações distribuídas, como lojas, armazéns e back offices, precisam gerenciar redes cada vez mais complexas para reduzir o número e a duração de visitas de manutenção de TI. As novas soluções anunciadas permitem um gerenciamento remoto mais fácil de recursos locais, na nuvem e na borda ao expandir as soluções de 5G privado e Wi-Fi, integrando-as à nuvem HPE GreenLake e ao portfólio de computação de borda da HPE, incluindo o recentemente anunciado servidor HPE ProLiant DL145 Gen11.
Dashboard de Operações IoT e Portal de Parceiros IoT
Também está sendo ampliado o Dashboard de Operações IoT do HPE Aruba Networking Central IoT. Dessa forma, é possível que varejistas utilizem aplicações de terceiros pré-construídas pelos parceiros de varejo da HPE para melhorar a visibilidade e os recursos das aplicações IoT na borda.
A HPE também está apresentando parceiros novos e antigos, além de seus extensos ecossistemas de soluções empresariais entregues via Portal de Parceiros IoT, ajudando a construir uma ampla gama de aplicações de varejo. Tais como vídeos em tempo real para detecção de fraudes, gestão e promoção de inventário, análises de localização e otimização de preços.
Participe das comunidades do IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.