VoIP Meeting SP 2010

“Para VoIP funcionar, é necessário ter cultura técnica”, diz Datora

Segundo o Gerente de Engenharia e Infra-Estrutura da Datora, Aloísio Alvim, 60% dos CIOs ainda têm receios de adentrar no mercado de telefonia IP por má reputação dos primeiros serviços VoIP cloud based.

Na 2ª edição do VoIP Meeting São Paulo, o Gerente de Engenharia e Infra-Estrutura da Datora, Aloísio Alvim, falou a respeito da competitividade no mercado de telecomunicações e como agregar novos serviços às ofertas atuais.
 
Para ele, o mercado de Telecom vem apresentando constantes mudanças ao longo dos anos e que, assim, o consumidor busca, cada vez mais, serviços agregados para valorizar suas operações.
 
Alvim comenta sobre a telefonia IP: “sabemos, que apesar do método de transmissão de Voz sobre IP já ser amplamente difundido no mercado de Telecomunicações, parte dos consumidores finais têm receios relacionados à tecnologia”.
 
Como dados, ele informa que 60% dos CIOs ainda têm receios para caminhar na direção VoIP e é necessário entender de onde vem esse receio, para melhor atender os clientes.
 
O executivo complementa que a proposta da Datora é levar conhecimento técnico aos clientes, de maneira que se sintam confortáveis com a tecnologia.
 
Para tanto, Alvim comentou as necessidades para o provimento dos serviços, com qualidade. Segundo ele, a base da implementação é, essencialmente, a rede IP; Depois disso, equipamentos confiáveis, redundância no core e boa conectividade.
 
“Além disso, temos que trabalhar com plataformas de serviços capazes de atender à demanda técnica, como a apresentação correta das causas de terminações de chamadas e conversões de codecs”, explica.
 
O maior desafio apresentado por Alvim é a questão dos gargalos de tráfego e falhas na conexão. Para ele, o maior obstáculo é a experiência traumática dos primeiros serviços em VoIP, os cloud based, como o Skype, que ainda apresentam problemas de conectividade. “Algumas pequenas empresas tentaram trazer o serviço de voz sobre IP, mas como não havia cultura técnica, não conseguiram fazê-lo funcionar, o que gerou frustração”, alertou Alvim.
 
Desse modo, Alvim finalizou sua palestra, alegando que o serviço VoIP é sim uma tendência de mercado mas que, para funcionar, é necessária ajuda de uma operadora ou provedora especializada, com cultura técnica.
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *