Ponto de Vista

Parcerias: confiança e trabalho que dão resultados!

Relembrando sua parceria com o Meta-Análise, Armando Terribili Filho, da Impariamo, fala desta importância estratégia de negócios.

As buzzwords sempre permearam o mundo dos negócios, portando conceitos e práticas inovadoras para uma melhor administração empresarial. Historicamente, pode-se citar: Programa de Qualidade Total nos anos 1980, a Reengenharia nos anos 1990, na primeira década deste século, muito se falou em Inovação; e nesta década muito se debate sobre Tecnologias Disruptivas, Convergência Digital e Redes Sociais.

Neste cenário, com a presença do Marketing Digital, envolvendo marca, mídias, relacionamento e monetização, um ingrediente indispensável é “Parcerias”. Parceria é quando duas ou mais organizações se unem de forma pontual, com expertises e/ou experiências complementares, visando potencializar a capacidade de criação, produção e/ou venda de produtos e serviços a fim de atingir seus objetivos estratégicos. Evidentemente, as parcerias podem ser entre pessoas físicas e jurídicas. Em geral, as parcerias são formalizadas por um contrato que dá sustentação à participação, responsabilidades e ações de cada uma das partes no processo, definindo inclusive o período de duração da parceria.

O Meta-Análise foi fundado em 2008, com os objetivos de trazer matérias, artigos de especialistas e cases de sucesso sobre Inteligência de Mercado, Mercado e Planejamento Estratégico. Com o entendimento que o Planejamento Estratégico de uma organização deve ser decomposto em Metas, e essas devem ser subdivididas em Projetos, o Meta Análise criou na sua coluna “Ponto de Vista” um espaço dedicado à área de Gerenciamento de Projetos.

O Meta-Análise necessitava estabelecer uma parceria com um especialista no assunto para publicar artigos e cases. Como eu atuava como Diretor de Projetos da Unisys Brasil e detinha a certificação PMP desde 2003, o Meta Análise, por meio da assessoria de imprensa da Unisys, convidou-me para ser o responsável pela geração de matérias mensais sobre o tema.

O primeiro artigo de minha autoria publicado pelo portal Meta Análise foi em 11 de fevereiro de 2009 com o artigo “Como gerenciar projetos que envolvem demissão”, que já tinha sido publicado anteriormente por outro portal. A partir daí, foram mais de 70 artigos inéditos que foram publicados no Meta Análise com periodicidade mensal, tratando do tema Gerenciamento de Projetos, porém, abarcando também áreas de forte intersecção com a área de projetos: Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de Carreira, Gestão de Processos e Ética.

Para se ter uma ideia da dimensão desta parceria, no livro lançado em 2011 pela M. Books (Gerenciamento de Projetos em 7 Passos: uma abordagem prática) há em um de seus Apêndices, 25 artigos abordando as diversas disciplinas da Gestão de Projetos. Desses 25 artigos, 21 haviam sido previamente publicados no Meta Análise. Este fato valeu à profissional Luciana Robles, do Meta Análise, um agradecimento no livro.

Neste aniversário de seis anos de parceria, a credibilidade e confiança entre as partes foram tão marcantes, que em momento algum foi formalizado um contrato entre as partes, ressaltando-se que o respeito aos prazos, o compromisso com a qualidade e a contínua comunicação foram as tônicas da relação.

Creio que as partes sempre ganham com este tipo de parceria. O Meta Análise ganha, pois publica regularmente artigos inéditos com assuntos atuais escritos por profissionais reconhecidos pelo mercado. O colunista também ganha, pois assim, consegue divulgar seu trabalho, suas pesquisas, e eventualmente, as consultorias que presta. Este é o verdadeiro sentido de uma parceria, onde todos ganham, ou seja, win-win.

Espero que você leitor também ganhe, pois recebe informação atualizada sobre várias áreas do conhecimento e tem um canal aberto para nos contatar.

Caso tenha interesse em ler os cinco artigos mais consultados no Meta-Análise, que são decorrentes desta duradoura parceria do Meta-Análise com Armando Terribili Filho da Impariamo:

Geração Y, Geração X e Baby boomers: sinergia ou cisão em projetos?

PMBOK: a Bíblia do Gerenciamento de Projetos

Criação de um novo negócio: marketing e estudo de viabilidade econômico-financeira

Criação de um novo negócio: projeto ou operações?

Os 8 porquês dos atrasos nos projetos

(*) Armando Terribili Filho (PMP) é pós-doutor e doutor em Educação pela UNESP, mestre em Administração de Empresas. Certificado pelo PMI (Project Management Institute) desde 2003 e com vasta experiência como executivo em gerenciamento de projetos em empresa multinacional. Certificado como Black Belt nos EUA. É Diretor Executivo da Impariamo Cursos e Consultoria (http://www.impariamo.com.br) e docente em cursos de pós-graduação na ESIC – Business & Marketing School de Curitiba e UNIVALI (SC). É autor dos livros “Indicadores de gerenciamento de projetos; monitoração contínua”, “Gerenciamento de Projetos em 7 passos: uma abordagem prática” e “Gerenciamento dos Custos em Projetos” (2014) da coleção Grandes Especialistas Brasileiros. E-mail: armando@impariamo.com.br

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *