Iniciativa faz parte do programa Praças Digitais, da Prefeitura de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo inaugurou pontos de acesso gratuitos WiFi gratuitos no Pátio do Colégio, ponto turístico da capital paulista e na Praça Dilva Gomes, na Zona Leste de São Paulo.
Projeto praças digitais seguirá princípios de neutralidade de rede
São Paulo tem wi-fi gratuito em pontos de ônibus
A iniciativa faz parte do programa Praças Digitais, da Prefeitura de São Paulo, que prevê a disponibilidade do serviço de rede nas principais praças de cada subprefeitura da capital paulista. Com uma conexão de 512 Kbps por usuário para download e upload, a rede deve garantir banda para streaming, voz sobre IP e vídeo.
A cerimônia de inauguração das praças contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do Secretário municipal de serviços, Simão Pedro Chiovetti, no Pátio do Colégio.
A empresa responsável pela instalação nos dois pontos é a WCS (Wireless Comm Services), que fornecerá o serviço de internet por meio de rádio digital e venceu o pregão eletrônico da Prodam (empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São Paulo), em outubro do ano passado, e será responsável por instalação de 60 pontos de acessos na região central e zona Leste de São Paulo até o mês de junho. A Ziva, outra vencedora da licitação, deve instalar mais 60 pontos em praças nas zonas Norte e Oeste no mesmo prazo.
O valor total do contrato assinado entre as duas empresas e a prefeitura de São Paulo foi de, aproximadamente, R$ 27,5 milhões, com 3 anos de vigência, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.
Além do Pátio do Colégio e a Cohab 1, as outras áreas centrais que terão acesso gratuito são: Mercadão, o MASP e a Praça da Sé. A lista completa do ‘Wi-Fi Livre’ está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.