Com discussões cada vez mais quentes sobre redes neutras e a chegada de 5G no Brasil, o setor de telecomunicações segue aquecido para 2022. A MK Solutions destaca que tem recolhido o feedback de seus clientes – com destaque para os pequenos e médios – e trabalhando em soluções para que consigam melhorar a performance.
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Para Telcio Cardoso, gerente de produtos e tecnologia da MK, faz sentido, para qualquer provedor soluções integradas, preferencialmente de um único fornecedor, pois isso reduz seu custo operacional e dores de cabeça com relação à negociações e renovações anuais de licenciamento, necessidade de integrações entre diferentes ferramentas de diferentes fornecedores, etc.
“Por exemplo, no caso de um provedor novo, ele precisa manter seus custos reduzidos, mas ao mesmo tempo atender uma quantidade crescente de clientes e não conta com orçamento para mais contratações para compor a sua equipe. É aí que soluções integradas como o MKSAC+ e o MKBOT entram. O primeiro foi desenvolvido para que os clientes dos provedores realizem o autoserviço em um ambiente White Label. Já o segundo é uma inteligência artificial que automatiza e agiliza o atendimento do dia a dia via Whatsapp, Messenger, Telegram e website. Todo mês recebemos pedidos de novas soluções”.
Business Intelligence
Fato é que as soluções criadas ajudam o cliente e a MK a crescerem e desenvolverem plataformas mais robustas que podem transcender os problemas de gestão da internet, o que ilustra isso é a criação da área de Business Intelligence (BI). Nesse caso, o principal objetivo é fazer com que o provedor tome decisões estratégicas de modo mais assertivo. Baseado em informações internas, o BI direciona seu planejamento estratégico sem depender da “tentativa e erro”.
“Os clientes que mais compartilham suas dores são aqueles que contam com mais de 20 mil conexões. Muitos deles acabam sofrendo para evoluir sua performance. Sabendo disso, a MK evoluiu seu produto e, por exemplo, adicionou alguns features no aplicativo que vai para o cliente final do provedor permitindo que ele seja impactado com um aviso ou uma publicidade. Esse é um dos exemplos de como o cliente pode fomentar e receber novidades”, explica.
Considerando o cenário das pequenas empresas, hoje existem vários sistemas e soluções que as permitem trabalhar 100% em nuvem. Para Telcio, o servidor que não migrar o que for possível para a nuvem não deve ganhar escala no mercado. Outros pontos que o departamento de tecnologia monitora são a evolução da fibra óptica no Brasil e possibilidade dos servidores locais de serem Operador móvel virtual (MVNO).
Atualmente, a MK é responsável por conectar mais de 15 milhões de brasileiros por meio de seus clientes – que respondem por mais de 33% do total de conexões do país. A companhia está presente em 25 dos 27 estados do Brasil, com maior participação de mercado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Entre os destaques da marca está o fato de ter sido eleita por quatro anos consecutivos como o melhor software para gestão de provedores de internet. Sobre o futuro, a MK entende que ser um hub de soluções e acompanhar o crescimento correto dos provedores norteia suas ações e faz jus ao nome ‘Moving Knowledge’, origem do nome da companhia.
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