Segundo o Gartner, falhas humanas, como falta de planejamento das empresas, ainda configuram o principal obstáculo.
Enquete elaborada pelo Gartner com empresas de Telecom constatou que a maioria enfrenta problemas com o uso de nuvens privadas. Apenas 5% dos entrevistados durante uma conferência realizada em Las Vegas (EUA), em dezembro de 2014, afirmou não enfrentar qualquer problema com a utilização dessas nuvens.
Os dados são apresentados por Tom Bittman, analista do Gartner, segundo o qual a insatisfação com as falhas foi avaliada e separada em alguns grupos.
A mais evidente foi a falta de alteração no modelo operacional dos entrevistados, responsável por 19% das falhas admitidas e reconhecida por 31% das empresas consultadas. A ambição inicial de projeto, o foco nos benefícios errados e a falha em mudar o modelo fundamental da tecnologia também receberem destaque na insatisfação, apontados por cerca de um décimo dos entrevistados. No entanto, apenas 6% acreditam estar usando a tecnologia errada, demonstrando um incômodo maior na utilização inadequada do recurso.
Embasado nas informações coletadas, o especialista do Gartner ressalta que as falhas humanas, como falta de planejamento das empresas, ainda configuram o principal obstáculo. “Nuvens ágeis pedem processos ágeis”, diz ele.
Para Bittman, o cenário pode ser resultado de uma obsessão com redução de custos, em vez do foco em agilidade. “Travar o serviço da nuvem nos modelos de processos e estruturas organizacionais existentes não funciona”, conclui o analista.