Análise Setorial

Pesquisa revela mudanças no setor financeiro global

Estudo destaca problemas atuais no gerenciamento de dados de referência e mapeia o caminho para uma mudança progressiva.

A Informatica Corporation, fornecedora de soluções de software de integração de dados, anuncia pesquisa, realizada em conjunto com o Grupo TABB – consultoria de pesquisa do mercado financeiro com estratégia focada nos mercados de capitais, que destaca os pontos fracos, tendências e considerações de investimento em soluções para gerenciamento de dados de referência no setor financeiro global.

O relatório intitulado “Gerenciamento de dados de referência: acionando eficiências operacionais”, revela que ao mesmo tempo em que o RDM (Gerenciamento dos Dados de Referência) ou Gerenciamento de Dados Mestres (MDM) é um elemento fundamental para empresas do setor financeiro, o grupo de soluções para gerenciar dados na maioria das companhias ainda não é satisfatório.

Apesar dos enormes investimentos em RDM na década passada, 86% dos entrevistados pela pesquisa estão insatisfeitos com suas capacidades de RDM, impactando diretamente a avaliação de risco, conformidade, inovação na estratégia comercial e flexibilidade operacional da empresa.

Cerca da metade dos entrevistados que estão insatisfeitos são impulsionados por uma meta mais ampla, e não por um catalisador como conformidade, o que ressalta que o RDM é mais estratégico que tático.

Consequência disso é um setor de mercados de capital em processo de transição para uma nova geração de soluções de RDM.  Exemplo deste cenário é o resultado de 71% dos entrevistados que pretendem continuar a investir em melhorias de RDM.

De acordo com o TABB Group, a centralização do RDM, em conjunto com o processamento consistente, garante melhores resultados no momento em que a escala, a velocidade e a diversidade dos dados estão explodindo e em que os casos de uso downstream estão precisando de reforço.

No entanto, existem barreiras para a otimização do RDM. Entre os obstáculos significativos abordados no estudo e as ideias para superá-los, estão:

• Fragmentação legada dos dados, soluções e processo: Centralização virtual do gerenciamento dos dados de referência, sem exigir centralização física dos dados, e infraestrutura sob demanda, ou soluções em nuvem são opções a serem consideradas;

• Aplicações downstream que dependem de um RDM consistente: Aperfeiçoar e mapear estas dependências contribuirá para a agilidade geral da infraestrutura de gerenciamento de dados da empresa.

O estudo é concluído com recomendações específicas para “navegar pelo caminho à frente”, incluindo:

• Empresas decididas a ampliar sua série de soluções RDM – Devem cercar as soluções atuais de RDM com tecnologia que abra caminho para um processo de governança de dados consistente;

• As empresas ainda precisam estabelecer um compromisso significativo com uma solução RDM – Devem buscar soluções que gerenciam múltiplos domínios em uma estrutura consistente e integrada, além de possibilitar a governança dos dados.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *