Relatório também apurou que 75% dos entrevistados não medem ROI para seus programas de negócios sociais.
A Teradata, empresa de soluções analíticas de dados, e a Mzinga, empresa especializada em serviços e análise de negócios, anunciaram os resultados de uma pesquisa recente sobre a exploração do uso de tecnologias sociais e análise de dados em grandes negócios.
O levantamento foi realizado em conjunto com a Teradata Aster e o Centro de Complexidade nos Negócios (CCB) da Universidade de Maryland. Seu principal objetivo foi criar um relatório comparativo sobre o estado de adoção, uso e status atual de softwares sociais business e também análise de big data nas empresas. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos entre março e abril, com participação de mais de 500 executivos.
De acordo com o estudo, cerca de 80% dos entrevistados relataram o uso de tecnologias sociais em uma ou mais áreas de negócios. Enquanto a maioria das empresas atualmente utilizam essas tecnologias, existem oportunidades para alcançar maior ROI por cliente e desenvolvimento de estratégias de marketing para a confiança alvo e influência em seus negócios.
Isto porquê, embora as empresas estejam atingindo um valor por meio de tecnologias sociais, 49% diz não utilizar todo o seu potencial. Já 12% reconhecem que as tecnologias sociais têm ajudado no seu dia-a-dia.
Os casos de utilização de tecnologias sociais que irão impactar áreas de confiança e de influência incluem vendas, experiência do cliente, serviço ou apoio, marketing ou experiência de marca, além da colaboração entre funcionários e partilha de conhecimentos.
Além disso, como as organizações procuram ganhar inteligência de negócios por meio de análise de dados, existem oportunidades de mercado que proporcionem maior precisão, visão e desempenho de tecnologias sociais.
No entanto, os conceitos de Big Data estão à frente do mercado: 42% dos inquiridos não estão familiarizados com tecnologias de Big Data. Eles percebem a importância de analisar e colher percepções de interações sociais que acontecem em tempo real, mas são incapazes de indicar um período em que eles vão implementar uma solução para fazê-lo.
A pesquisa ainda avaliou como os profissionais entendem e medem o ROI em seus negócios:
• 75% dos entrevistados não medem ROI para seus programas de negócios sociais, enquanto a maioria de uso ocorre em uma base caso a caso.
• Dos que não medem o ROI, 31% não sabe se o seu fornecedor oferece análise, 14% sabe se esse vendedor não possui o serviço e 44% não trabalham com um fornecedor para análises.
• Alguns inquiridos também desconhecem quais os benefícios que as informações analíticas podem trazer, enquanto outros afirmam ter um desejo de treinamento mais completo e avançado sobre suas capacidades das ferramentas analíticas usadas.
• Muitos participantes afirmaram que a empresa utiliza tecnologias sociais, mas não tinham conhecimento de como seu uso pode ser medido com sucesso – ou afirmaram que a análise era muito difícil
• Os entrevistados querem uma solução de big data que inclua o feedback de clientes e suas preferências, análise de tendências de comportamento e de conteúdo, além de ROI.