Estudo ‘O neoconsumidor. Decifra-me ou te devoro’ também apontou que 53% dos brasileiros ficam desapontados com a ausência de determinadas lojas na esfera virtual.
Segundo a pesquisa “O neoconsumidor. Decifra-me ou te devoro” realizada pela GS&MD – Gouvêa de Souza – e pela Ebeltoft, com patrocínio da DM9DDB, o índice de compras pela internet a nível global é de 88%; já no Brasil, esta margem sobe para 92%. O estudo foi feito em 11 países (Alemanha, Dinamarca, Portugal, Austrália, Espanha, Reino Unido, EUA, Romênia, Canadá, França e Brasil) em julho deste ano e contou com mais de cinco mil entrevistas para mostrar as tendências dos consumidores perante os multicanais existentes.
O relatório foi apresentado por Luiz Góes, diretor da Gouvêa de Souza, durante o 12° Fórum de Varejo da América Latina. Ele esclareceu que o neoconsumidor é aquele que tem acesso aos diversos canais (internet, celular e TV interativa) e possui acesso às informações que vai além das fronteiras geográficas e, “com isso possui ferramentas para fazer comparações e pesquisas”, disse.
Foi registrado no País que cerca de 73% das pessoas usam sites especializados para fazer comparação de preços e aproximadamente 53% se sentem desapontados se alguma loja não tem sistema de venda online, já 57% acreditam que a presença de companhias no mundo virtual é essencial para a existência das mesmas. “Canais digitais vão crescer muito daqui para frente, e é fundamental balancear a loja física da digital”, afirmou.
Para finalizar a apresentação, o executivo indicou que os canais digitais tem que estar na estratégia de qualquer varejista para a sobrevivência “em um mercado cada vez mais competitivo”, e salientou a importância do relacionamento cliente/marca para aprimorar as vendas.