
A Polícia Federal (PF) foi acionada na manhã desta sexta-feira, 10, para investigar ataque hacker ao site do Ministério da Saúde ocorrido no início da madrugada. No ataque os hackers deixaram mensagem dizendo: “50 TB de dados está em nossas mãos”. O grupo hacker que cometeu a invasão assinou como LAPSUS$ Group.
CONTEÚDO RELACIONADO – 71% dos brasileiros temem ataques hackers
Os invasores disseram que o site foi atacado por um “ransonware”. Esse é um tipo de vírus que geralmente sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra uma quantia pelo resgate. O que se tem como regra geral para esse tipo de crime é que os criminosos pedem o uso de criptomoedas em pagamento, o que, teoricamente, dificultaria o rastreamento na descoberta dos autores e do dinheiro.
Tanto o site do Ministério da Saúde, quanto o aplicativo ConectSUS estão fora do ar. Em nota, o Ministério informa que o ataque comprometeu os sistemas “e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital”.
A nota também informa que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão ao sistema. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”, diz o texto.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

