
A Finnet, empresa de serviços de automação para a gestão financeira, lançou a Luna, uma plataforma desenvolvida para facilitar transações e agilizar os processos operacionais do setor financeiro das empresas. A intenção é permitir que os clientes usem taxas já negociadas com os bancos nas operações sem precisar criar uma conta em cada um.
Yoshimiti Matsusaki, CEO e Co-founder da Finnet, explica que a plataforma busca transformar o mercado de meios de pagamento. “Começamos oferecendo às empresas a possibilidade de utilizar as taxas já negociadas com os bancos parceiros. Esta prática permite que nossos clientes possam negociar com as instituições financeiras e adquirentes que fazem mais sentido para seus negócios”, diz.
Para o executivo, esta autonomia é o que garante aos clientes negociações mais assertivas e os deixam livres para atuarem de forma mais estratégica com cada instituição financeira. O principal ponto é que o cliente não fica preso às taxas de uma só instituição ou plataforma de meios de pagamento. Atualmente, a Finnet possui mais de 118 instituições financeiras integradas ao seu ecossistema.
Fabiane Ceccato Schledorn, líder de Produtos da Finnet, diz que a Luna é uma forma de empoderar empreendedores. “Ela dá autonomia para que o empreendedor possa realizar operações em diferentes bancos e aproveitar tarifas mais baratas sem precisar ser cliente de cada uma delas”, diz.
Leque de pagamentos
Outra característica do produto é a ampliação das opções de recebimento. Com ambiente digital totalmente customizável, as empresas podem incluir diversas formas de pagamento, como instruções de pagamento (pagamentos via TED, DOC, depósito bancário), boleto, cartão, e PIX, modalidade que já é utilizada por mais de 40% da população, incluindo contas jurídicas.
No quesito automação da cobrança, além de ser compatível com os principais ERPs (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) do mercado, a nova plataforma traz recursos automatizados e que também funcionam sem um sistema robusto de gestão, que podem contribuir com a redução expressiva da taxa de inadimplência dos usuários do sistema.
Para garantir uma gestão de recebíveis mais eficaz, a plataforma possui diversos tipos de notificações por e-mail, SMS e WhatsApp com lembretes de pagamento, além do check-out informativo – resumo dos itens contemplados na fatura – já com todas as opções de pagamento disponíveis, conforme parametrizado pela empresa beneficiária daquele pagamento.
A partir desse lançamento, o Luna passa a ser uma marca guarda-chuva, unificando e centralizando as soluções voltadas para o setor de contas a receber das empresas. Dentro da marca Luna, será possível contratar a solução LunaPay, voltado para PMEs e também o Portal de Boletos by Luna, solução já consolidada da Finnet, voltada para grandes empresas. Hoje, o Portal de Boletos by Luna possui mais de 700 mil usuários ativos e, somente em 2022 até o momento, transacionou mais R$ 958 bilhões em boletos pagos.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.