Com estratégia parecida com a do Netflix, aplicativo brasileiro aposta em conteúdo próprio para continuar a crescer.
O aplicativo brasileiro PlayKids, que reúne vídeos, jogos e outros conteúdo para crianças, acaba de superar a marca de 6 milhões de usuários ativos por mês. O número de pessoas que acessaram o serviço – que oferece uma parte do conteúdo de graça e outra mediante assinatura mensal – em março representa o dobro do registrado no início de 2015.
“No total, o aplicativo já foi baixado mais de 17 milhões de vezes em todo o mundo”, disse o presidente executivo do PlayKids, Flávio Stecca, em entrevista exclusiva ao Estado. O aplicativo, atualmente, está disponível oficialmente em 30 países, mas já é acessado por crianças de 160 países.
Novo aplicativo auxilia na prevenção contra Zika vírus
A conquista coincide com o aniversário de três anos do PlayKids, que foi criado no Brasil pela equipe da empresa de desenvolvimento de aplicativos Movile. “O PlayKids é uma iniciativa que veio de dentro”, diz Stecca.
“É um produto que resultou do processo de inovação da Movile.” Atualmente, ele faz parte do portfólio de serviços da companhia, que também controla outras empresas de internet de sucesso no País, como o serviço de pedido de refeições iFood e o site de busca e dicas de lugares Apontador. Parte da equipe de 60 pessoas responsável pelo PlayKids trabalha no escritório da Movile em São Paulo, mas há pessoas nos escritórios de Campinas, no interior do estado de São Paulo, e no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
O PlayKids é, atualmente, um dos aplicativos brasileiros para smartphones de maior sucesso em todo o mundo. Ele ganhou fama como “Netflix para crianças”, por permitir que os pequenos assistam vídeos de seus personagens favoritos, como Galinha Pintadinha, em qualquer dispositivo, mediante o pagamento de uma assinatura mensal. O aplicativo evoluiu nos últimos anos e passou a incluir outros conteúdos, como jogos e histórias infantis. “Você acha aplicativos só de games ou só de vídeos infantis no mercado”, diz Stecca. “No PlayKids, a criança pula de um jogo para um livro, depois assiste um vídeo e volta para o jogo.”
Em vez de exibir apenas uma lista de vídeos, o serviço traz um visual lúdico que consiste apenas de um trem com uma série de vagões. Em cada um deles, é possível acessar os vídeos de um personagem diferente – no caso de personagens licenciados pela marca –, mas também há vagões separados para tipos de atividade, como os jogos ou vídeos educativos que o serviço possui. Quem baixa o programa tem acesso a uma parte do conteúdo gratuitamente – a maior parte, porém, só é desbloqueada após a assinatura do serviço.