Chefe da GSMA se diz otimista sobre impacto da expansão do ecossistema
O diretor geral da GSMA, Mats Granryd, destacou que a crescente diversidade e a amplitude do ecossistema, refletida pelos participantes do MWC Barcelona 2024, era vital para encontrar novos caminhos de crescimento e modelos de investimento inovadores.
CONTEÚDO RELACIONADO – MWC 2024: a importância da adoção do IPv6 pela indústria
Na palestra de abertura do evento, Granryd afirmou que mais de 50% dos participantes são agora de fora do setor móvel, mostrando que “não somos mais apenas um setor representado aqui. Somos indústrias.”
“À medida que enfrentamos o futuro, o crescimento virá do trabalho conjunto em todos os setores, inovando e continuando a desafiar o status quo”, enfatizou.
Nos próximos seis anos, prevê-se que o tráfego de dados de smartphones cresça quatro vezes a nível global, o que requer um investimento significativo para garantir que as redes possam acompanhar a procura crescente. Entre agora e 2030, as operadoras gastarão cerca de US$ 1,5 bilhão em redes, com mais de 90% gastos em 5G.
No entanto, ele indicou que o crescimento da receita móvel caiu a níveis preocupantes (linha vermelha). “Este é um momento crucial para nós e temos de encontrar formas inovadoras de impulsionar o crescimento e preencher a lacuna de investimento.”
Granryd disse que a boa notícia é que a indústria está começando a aproveitar as oportunidades do 5G e do 5G autônomo, com o 5G-Advanced no horizonte.
Voltando-se para a oportunidade da IA, ele disse que a indústria precisa se alinhar para desenvolver e usar eticamente a tecnologia para o benefício das pessoas e do planeta e também tomar medidas para preencher a lacuna de adoção da IA. “Na GSMA, estamos comprometidos em apoiar isso.”