Internacional

Presidente da FCC defende: “se há internet, há interconexão”

Polêmica foi criada após acordo entre a Netflix e a Comcast.

 

Em declarações feitas na semana passada , após uma reunião aberta da Federal Communication Union (FCC), o presidente da instituição, Tom Wheeler, afirmou que a questão anteriormente levantada pelo CEO da Netflix, Reed Hastings, e a questão referente ao quadro atual da neutralidade de rede são questões separadamente pela FCC.

Netflix critica Comcast e neutralidade fraca da rede

Um repórter do Wall Street Journal havia prefaciado uma pergunta dizendo que o presidente tinha sido citado em outros lugares como dizendo que não daria atenção aos questionamentos da Netflix. E, de fato, foi assim que algumas fontes interpretaram suas declarações, posteriormente esclarecidas por um porta-voz da FCC. Segundo este porta-voz o que se quis dizer é que a instituição não olharia apenas um tópico do processo.

A questão é se os acordos de peering (o Presidente Wheeler prefere chamar de ” interconexão”) entre a Netflix e a Comcast, para garantir qualidade de serviço a aplicações como vídeo de alta definição, feriram ou não os princípios da neutralidade da rede da FCC princípios.

“Uma das coisas que eu tenho dito repetidamente é que se é parte da “rede” é, sim, interligação”, reforçou Wheeler. E acrescentou: “Acho que uma das coisas que eu tenho dito ao longo do caminho é que peering não é uma questão de neutralidade da rede. Nós não entendemos como uma questão de neutralidade da rede. Há uma questão de ‘ internet aberta ‘, e então não é uma questão de interligação entre as várias vias diferentes que se tornam a Internet. “

A estratégia do presidente é, evidentemente, separar o contexto político da neutralidade da rede utilizando como argumento a questão técnica de interligação das redes. A frase em si nasceu do debate político sobre se aos ISPs deve ser concedido o direito de oferecer níveis de serviços exclusivos com base nos requisitos de largura de banda.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.