
Empresas em todo o mundo estão investindo de forma acelerada em inteligência artificial (IA) para enfrentar os impactos da inflação e a instabilidade comercial em Supply Chain. No entanto, uma lacuna crescente entre ambição e execução coloca em risco o retorno desses investimentos, segundo o relatório anual “State of Supply Chain 2025: Balancing Inflation, Investment & Innovation”, produzido pela Relex Solutions.
CONTEÚDO RELACIONADO: Inteligência Artificial aparece como principal tecnologia no amadurecimento da IoT
O estudo, que ouviu mais de 500 profissionais de Supply Chain nos setores de varejo, bens de consumo e atacado em sete países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Estado Unidos, revela que 60% das empresas estão priorizando investimentos em Inteligência Artificial e automação, mas 44% enfrentam dificuldades para contratar talentos especializados para implementar essas tecnologias. Os principais problemas são restrições orçamentárias (43%) e falta de qualidade dos dados (39%).
Com a inflação pressionando margens e comportamento de consumo, as organizações estão adotando novas abordagens para manter a competitividade e responder às novas exigências do mercado:
- 31% dos varejistas estão otimizando operações e ajustando preços;
- 59% ampliam seus portfólios de marcas próprias;
- 70% dos fabricantes de alimentos e bebidas intensificaram os descontos;
- 40% lançaram produtos com faixas de preço mais acessíveis.
Essas mudanças refletem uma estratégia mais ágil e centrada na relação com o consumidor final, ao mesmo tempo, em que impulsionam a busca por maior eficiência operacional. Prioridades tecnológicas e barreiras globais Entre as tecnologias emergentes prioritárias, destacam-se a IA Generativa (59%), a IA Preditiva (43%) e Soluções Nativas na Nuvem (34%).
Mesmo com a crescente pressão por transformação digital, a maioria das empresas está alocando apenas entre 5% e 20% de seus orçamentos de tecnologia em soluções baseadas em IA — o que reforça o desafio de equilíbrio entre investimento e retorno. Segundo a Reflex, isso acontece porque há uma lacuna entre o potencial da IA e sua implementação prática que torna o risco muito alto.
Destaques do Brasil
Os dados regionais mostram que o Brasil tem um perfil distinto e ambicioso, com forte direcionamento para canais digitais e eficiência operacional:
- 75% das organizações brasileiras ouvidas pela pesquisa priorizam canais de e-commerce e vendas online;
- 65% estão focadas em atualizações de sistemas corporativos;
- 57% priorizam decisões baseadas em dados e análises;
- 65% planejam investir em IoT e sensores inteligentes;
- 57% vão apostar em soluções nativas na nuvem;
- 68% destacam a eficiência das operações em loja como essencial para gestão de estoque e demanda;
- 62% aumentaram estoques de segurança como resposta a riscos logísticos;
- 100% dos fabricantes de bens de consumo aumentaram os descontos promocionais para enfrentar a concorrência das marcas próprias;
- 55% veem a volatilidade da demanda como principal desafio;
- 48% apontam a fragmentação de sistemas e processos como obstáculo para melhorar eficiência e precisão no Supply Chain.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).