Rede

Projeto da TIVIT implementa 4G privativa em parque eólico no Nordeste

Um projeto da TIVIT viabilizou a implantação de conexão 4G LTE em um parque eólico de uma grande empresa de energia no Brasil. A iniciativa tem o objetivo otimizar a comunicação entre as equipes de campo e a central de controle, garantindo respostas mais rápidas às demandas e maior segurança operacional.

CONTEÚDO RELACIONADO – Redes privativas em empresas brasileiras cresceram 66% em 2024, aponta Teleco

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil tinha 1.039 parques eólicos e mais de 11 mil aerogeradores em funcionamento em 2024. As regiões Nordeste e Sul concentram o maior número de instalações que, em 2022, evitaram a emissão de 26,9 milhões de toneladas de CO2.

O projeto

A TIVIT contou com a parceria de uma fabricante de soluções de telecomunicações para a iniciativa, que teve cerca de 12 meses de duração e consolidou um sistema que permite aos colaboradores que trabalham próximo aos aerogeradores, receber informações em tempo real da operação principal por meio de tablets e celulares.

“Além de estabelecer conectividade, que antes era praticamente inexistente, garantimos maior segurança às operações do cliente”, explica Helenice Oliveira, Diretora de Operações de IOT e Enterprise Content Management da TIVIT. “O parque está localizado em uma área remota e de difícil acesso, onde a comunicação dependia de exclusivamente rádios até então. Isso atrasava respostas operacionais e aumentava o risco de acidentes, além de dificultar ações preventivas em caso de imprevistos climáticos. Agora, com dados em tempo real, essas situações são mais bem gerenciadas e tratadas de modo mais proativo.”

Com a nova rede privativa instalada, os colaboradores do escritório também ganham acesso a programas mais robustos e complexos, como o SAP e outras plataformas de gestão, trafegando dados com alta velocidade. Além disso, o projeto permite a emissão e o acompanhamento de ordens de serviço de forma imediata, reduzindo os tempos de resposta.

Conectividade sob medida

O caso reforça o posicionamento da TIVIT como um parceiro estratégico na implementação de redes móveis privativas, indo além do papel convencional das operadoras. A solução foi desenvolvida sob medida para atender às necessidades específicas do cliente, garantindo conectividade de alta qualidade.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 15% do território brasileiro conta com cobertura de rede fixa ou móvel. Por meio dessa iniciativa, a TIVIT demonstra sua capacidade de oferecer soluções tecnológicas avançadas para setores estratégicos, contribuindo para a expansão da conectividade no país e promovendo projetos que aliam inovação e sustentabilidade.

Com operações em 10 países da América Latina, a TIVIT oferece soluções digitais personalizadas, incluindo projetos de Transformação Digital, Desenvolvimento Ágil de Soluções, SAP, Inteligência Artificial Generativa, Gestão de Ambientes Multi-plataforma de Nuvem (híbrida, privada e pública) e sistemas legados, tudo isso suportado por uma suíte completa de soluções e serviços de cibersegurança.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *