Com o anúncio do fim dos cookies no Google Chrome marcada para 2023, as empresas precisam buscar outras formas de obter informações para suas estratégias de marketing digital. Para Daniel Freixo, vice-presidente para a América Latina da Seedtag, a inteligência artificial (IA) será a substituta para os cookies através da publicidade contextual.
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A IA está no Processamento de Linguagem Natural (PLN), que reconhece o conteúdo consumido por uma pessoa em um site e conecta um anúncia que tenha algo a ver com o que está sendo lido. Isso traria benefícios para as marcas anunciantes e também para os publishers.
De acordo com ele, a publicidade contextual é capaz de fazer a entrega de publicidade no momento de maior atenção do usuário. “Ela entra no momento em que o consumidor está fazendo a leitura de um conteúdo específico e a tecnologia consegue entregar uma mídia que faça sentido para esse usuário”, explica. “Essa é uma chave estratégica para as marcas que buscam resultados efetivos em um universo cada vez mais sem cookies.”
Freixo garante que a publicidade contextual é a melhor alternativa hoje para uma segmentação sem cookies. “É a soma de inteligência associada à efetividade. Porém, existem outras alternativas, como o maior uso de dados dos próprios publishers como tracking de interesse”, complementa.
O próprio Google já procura outras opções. O especialista lembra que a empresa já iniciou o texto do próprio FLoC (Federated Learning of Cohorts), um padrão de navegador proposto que permitirá a “publicidade com base em interesses na web”, sem permitir que os anunciantes saibam a identidade do usuário.
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