Internet

Publicidade contextual aliada a IA são as melhores substitutas dos cookies, afirma especialista

Com o anúncio do fim dos cookies no Google Chrome marcada para 2023, as empresas precisam buscar outras formas de obter informações para suas estratégias de marketing digital. Para Daniel Freixo, vice-presidente para a América Latina da Seedtag, a inteligência artificial (IA) será a substituta para os cookies através da publicidade contextual.

CONTEÚDO RELACIONADO – Para especialista, fim dos cookies em navegadores vai ser ruim para consumidores

A IA está no Processamento de Linguagem Natural (PLN), que reconhece o conteúdo consumido por uma pessoa em um site e conecta um anúncia que tenha algo a ver com o que está sendo lido. Isso traria benefícios para as marcas anunciantes e também para os publishers. 

De acordo com ele, a publicidade contextual é capaz de fazer a entrega de publicidade no momento de maior atenção do usuário. “Ela entra no momento em que o consumidor está fazendo a leitura de um conteúdo específico e a tecnologia consegue entregar uma mídia que faça sentido para esse usuário”, explica. “Essa é uma chave estratégica para as marcas que buscam resultados efetivos em um universo cada vez mais sem cookies.” 

Freixo garante que a publicidade contextual é a melhor alternativa hoje para uma segmentação sem cookies. “É a soma de inteligência associada à efetividade. Porém, existem outras alternativas, como o maior uso de dados dos próprios publishers como tracking de interesse”, complementa. 

O próprio Google já procura outras opções. O especialista lembra que a empresa já iniciou o texto do próprio FLoC (Federated Learning of Cohorts), um padrão de navegador proposto que permitirá a “publicidade com base em interesses na web”, sem permitir que os anunciantes saibam a identidade do usuário. 

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *